Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Originária na Ásia, a fruta-pão é considerada uma superfruta devido aos benefícios para a saúde | Public Domain Pictures por Pixabay
Originária na Ásia, a fruta-pão, cujo nome científico é Artocapus altilis, é considerada uma superfruta, devido aos diversos benefícios que pode trazer para a saúde.
Continua depois da publicidade
Da mesma família da jaca, ela é caracterizada por ter fruto grande e arredondado, casca espessa e verde (quando madura), além de polpa branca e macia. Segundo especialistas, a fruta é levemente adocicada, mas o sabor muda ao ser cozida.
“Também conhecida como 'jaca do pobre', a fruta-pão é mais versátil e seu sabor pode ser comparado ao de batatas ou pães, quando cozida. As sementes podem ser usadas em guisados e ensopados”, diz a nutricionista Camila Queiroz, coordenadora do curso de Nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual.
Rica em fibras, minerais e vitaminas, a fruta-pão é capaz de impactar positivamente a saúde em diversos aspectos, ajudando, por exemplo, a melhorar a saúde do intestino, ou aumentando a energia.
Continua depois da publicidade
“Devido à boa qualidade nutricional da fruta-pão, quando inserida no contexto correto de atividade física, boa qualidade de sono e dieta equilibrada, pode ajudar a melhorar a glicemia e controlar a pressão arterial”, comenta o nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, da CliNutri.
Abaixo, confira outros benefícios da fruta-pão:
• Fonte de carboidratos: ajuda a fornecer energia devido ao seu alto conteúdo de amido;
• Rica em fibras: “Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo e pode ajudar a prevenir a constipação”, diz Camila;
• Vitaminas: contém vitaminas do complexo B, como a tiamina e riboflavina. Também tem boa quantidade de vitamina C, que auxilia na imunidade e na absorção de ferro dos alimentos;
• Fonte de minerais: é rica em potássio e magnésio, cuja falta pode gerar cãibras e cansaço;
• Propriedades antioxidantes: “A fruta-pão possui compostos que ajudam a combater os radicais livres, promovendo a saúde celular”, explica Camila.
Continua depois da publicidade
Vale ressaltar ainda que a fruta-pão é uma opção para compor receitas para indivíduos que possuem doença celíaca, ou intolerância ao glúten, substituindo as farinhas que levam o composto.
A fruta-pão pode ser preparada de diversas formas, tanto salgadas quanto doces, sendo também utilizada na confecção de carne vegetal. Outra forma de utilização é como farinha, para ser usada em pães e bolos.
“Ela pode ser introduzida em pudins, bolos e geleias, assim como em purês, ensopados e sopas”, diz Bruno.
Continua depois da publicidade
“A fruta pode ser cozida em água e preparada de forma semelhante à batata-doce ou mandioca, como é comum no Norte e Nordeste. Ela também pode ser usada em preparações como o nhoque, forma em que é bastante consumida no litoral norte de São Paulo”, completa Camila.
Devido ao seu alto teor de carboidratos, pessoas com condições de saúde específicas, como diabetes tipo 2, devem consumir a fruta com moderação. Já quem possui problemas renais deve consultar um médico, visto que a fruta-pão é rica em potássio.
Apesar dos diversos benefícios, a fruta-pão não é um alimento amplamente disponível. Ela é mais facilmente encontrada no Nordeste do Brasil.
Continua depois da publicidade
Nas outras regiões do País, é possível adquiri-la em mercados especializados e em algumas feiras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade