Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Criatividade é a palavra-chave na hora de decorar a casa para o Natal | Monika por Pixabay
“Como decorar a casa no Natal gastando pouco?”. Essa é a pergunta de milhões, que muitas famílias se fazem com a chegada do mês de dezembro. A tarefa pode parecer difícil, mas com algumas dicas simples e baratas é possível arrasar na decoração natalina.
Continua depois da publicidade
Para as especialistas ouvidas pela Gazeta, as arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, da Dantas & Passos Arquitetura, e a arquiteta Rose Chaves, especialista em design de interiores, a criatividade é a palavra-chave na hora de decorar.
A seguir, confira as dicas para uma decoração de Natal econômica, mas eficaz.
“É possível trazer um visual sofisticado sem gastar muito. A dica é aproveitar o que já tem em casa, como usar taças ou vasos de vidro para criar arranjos com velas e bolas de Natal", diz Rose.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo Rose, a personalização de enfeites também é uma boa estratégia para dar um toque único na decoração sem custos elevados.
“Vale reutilizar materiais naturais, como galhos secos, pinhas e flores, que podem ser transformados em peças decorativas super elegantes”, comenta a especialista em design de interiores.
“Muitos enfeites de natais passados podem ser reaproveitados, o pisca-pisca é um exemplo. Além disso, enfeites antigos, como bolas, podem ganhar novos laços de fita e a árvore antiga pode ganhar uma pintura com spray prateado ou dourado”, aconselha Danielle.
Continua depois da publicidade
“O faça você mesmo pode ser um caminho interessante, pois existem diversos tutoriais na internet a respeito. Assim, vale pintar bolas de isopor com glitter, ou recorrer a dobraduras em papel para fazer botas ou anjos”, diz Paula.
A arquiteta também dá a ideia de fazer guirlanda com base de MDF cru, que se encontra pronta em loja de artesanato, revestida com feltros verdes e vermelhos, e acrescentar folhas e ramos.
Ainda no caminho do faça você mesmo, que tal fazer a própria árvore de Natal? Para isso, ensinam Danielle e Paula, basta recolher alguns galhos secos e fixá-los na parede com fita adesiva, do maior (parte de baixo) para o menor (topo).
Continua depois da publicidade
Depois, é só decorar os galhos com piscas-piscas e fotos de toda a família, ou outros objetos.
De acordo com as especialistas, as velas dão um toque elegante na decoração das festas de fim de ano. Assim, vale recorrer a elas na hora de decorar a mesa ou um cantinho especial da casa.
Contudo, a decoração com velas requer atenção redobrada, por conta do risco de incêndio. Uma alternativa é usar velas de led.
Continua depois da publicidade
Sabe costurar ou tem habilidades de tricô, ou crochê? Então, que tal aproveitar esse talento para dar um “up” na decoração natalina?
Para Danielle, quem domina as artes manuais, pode fazer sousplats de crochê para colocar sob os pratos na montagem da mesa, ou ainda costurar e criar capas de almofadas com o tema natalino.
Árvore de Natal, guirlanda na porta, luzes decorativas e arranjos na mesa são os itens indispensáveis na decoração natalina.
Continua depois da publicidade
“A árvore é indispensável, porque ela simboliza o espírito natalino e pode ser personalizada com enfeites que tenham significado para a família. As guirlandas na porta dão boas-vindas aos visitantes, e as luzes criam aquele clima acolhedor de dezembro”, comenta Rose.
Para os mais religiosos, o presépio também é muito importante.
“O presépio simboliza a humildade e a simplicidade do nascimento de Jesus. Ele pode ser montado de diversas formas, desde representações simples com poucas figuras até versões mais elaboradas e artísticas”, diz a profissional.
Continua depois da publicidade
Na hora da ceia, a mesa merece atenção especial, pois é lá que ficarão as delícias natalinas. Um arranjo central, além de pratos e talheres que combinem com o que será servido é essencial.
“A mesa é um ponto extremamente importante das festividades e podem ser montadas de diversas formas de acordo com a personalidade de cada um”, explica Paula.
De acordo com as arquitetas, a decoração de Natal não precisa ficar restrita às salas de estar e jantar. No lavabo, por exemplo, toalhinhas verdes e vermelhas, ou bordadas com temas natalinos, já ajudam a entrar no clima.
Continua depois da publicidade
Na cozinha, panos de prato temáticos resolvem a questão, enquanto a porta de entrada de serviço pode ganhar tapete novo com o tema.
Por fim, no quarto, uma manta ou almofadas com temas natalinos também trazem o clima das festas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade