Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Linha segue em atividade, sendo inclusive uma das mais frequentadas todos os dias pelos paulistanos | Rovena Rosa/Agência Brasil
São Paulo possui um dos maiores e mais completos sistemas de metrô em todo o mundo. Porém, pouca gente sabe qual foi a primeira linha de metrô a existir na cidade.
Continua depois da publicidade
A linha segue em atividade, sendo inclusive uma das mais frequentadas todos os dias pelos paulistanos.
Com mais de 50 anos de história, local transporta milhares de pessoas rumo aos seus compromissos diários. Saiba mais abaixo.
A primeira linha de metrô construída em São Paulo foi a atual Linha 1-Azul do Metrô, chamada originalmente de Linha Norte-Sul.
Continua depois da publicidade
Considerada até hoje uma das principais linhas do sistema de transporte público da cidade, ela compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara e possui a estação mais movimentada do Metrô.
Teve sua construção iniciada no fim da década de 1960 e foi inaugurada em 1974, tendo sido também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.
Iniciando pela estação Vila Mariana, no primeiro dia de operação comercial também foram abertas outras estações:
Continua depois da publicidade
Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde, São Judas, Conceição e Jabaquara. No total, eram 6,4 km de extensão de início.
No começo da operação comercial, o sistema de metrô funcionava apenas segunda a sexta-feira, em uma carga horária de quatro por dia (das 9h às 13h), ficando fechado para o público nos fins de semana.
Com o avanço do tempo e aumento da demanda, o horário foi ampliado.
Continua depois da publicidade
Segundo a companhia, cerca de 2,8 mil passageiros frequentavam diariamente a Linha Norte-Sul, que funcionava de Jabaquara a Vila Mariana.
Em 1975 houve duas ampliações importantes. Em fevereiro daquele ano, esta linha chegou ao centro da Capital, na então estação Liberdade. O horário de funcionamento na época já era ampliado: das 6h30 às 20h30.
Já em 26 de setembro de 1975, os trens chegaram à estação Santana. Em 1978, veio a estação Sé.
Continua depois da publicidade
A Linha Norte-Sul recebeu o nome de Linha 1-Azul em 1993. Em 1998, ocorreu a última expansão de estações (com três novas) e chegou ao tamanho atual: 20,2 quilômetros de extensão e 23 estações.
Conhecida por ser uma das linhas mais movimentadas da cidade, a linha passa por pontos icônicos da Capital, como a Estação da Luz, a avenida Paulista e o Terminal Rodoviário do Tietê, tornando a locomoção mais prática aos paulistanos.
Partindo da estação Tucuruvi e indo até Jabaquara, as 23 estações da Linha 1-Azul são:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade