Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse caranguejo pode viver cerca de 80 anos | Imagem: Domínio Público
Aqui no Brasil estamos acostumados com os pequenos caranguejos maria farinha na areia das praias, ou com os caranguejos de mangue que chegam a 10 centímetros. Mas o maior caranguejo do mundo supera muito esse tamanho, e pode chegar a medir o mesmo que um carro.
Continua depois da publicidade
Esse verdadeiro monstro dos mares é chamado de caranguejo-aranha-gigante, de nome científico Macrocheira kaempferi. Ele vive nas águas do oceano pacífico, principalmente nas águas profundas do Japão.
O caranguejo pode passar de 3,7 metros de comprimento da ponta de uma perna a outra. Para se ter noção, o Renault Kwid 2017 possui 3,68 metros de comprimento. Saiba mais fatos sobre esse curioso animal.
Apesar das patas longas, a carapaça raramente passa dos 40 centímetros. O animal é onívoro, ou seja, se alimenta do que vê pela frente. Frequentemente são necrófagos, se alimentando de animais em decomposição.
Continua depois da publicidade
Foi descrito pela ciência ocidental em 1836 pelo naturalista neerlandês Coenraad Jacob Temminck. Na descrição, o especialista indicou que o caranguejo é conhecido pelos sérios ferimentos que pode causar com as pinças de suas longas patas.
No entanto, a maioria dos biólogos relata que os seres não são naturalmente agressivos e vorazes. Além do caranguejo-aranha-gigante, outras quatro espécies do mesmo gênero foram identificadas a partir de fósseis.
Em 2013 um espécime chamado Big Daddy entrou para o livro dos recordes com a maior pata de caranguejo criado em cativeiro do mundo. O animal com a pata de 1,43 metro vivia no Sea Life Blackpool, Reino Unido, mas morreu com cerca de 80 anos em 2016.
Continua depois da publicidade
No Japão esses caranguejos são pescados para fins alimentícios, mas a pesca descontrolada com redes de arrasto causa diversos problemas ambientais, incluindo a diminuição da espécie.
Dados oficiais mostram que em 10 anos a pesca caiu de 24,7 para apenas 3 toneladas, de 1976 a 1985.
Para evitar a extinção da espécie, a pesca durante a primavera é proibida. Segundo o The Tennessee Aquarium, é nessa estação que os caranguejos se movem para as águas mais profundas para se reproduzirem.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade