A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 26 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Curiosidades

Qual a sensação de ser baleado? Sobreviventes explicam

Descubra como o corpo reage e o que realmente acontece ao levar um tiro

José Adryan

07/06/2025 às 22:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Não é como nos filmes de ação e pode ser uma experiência traumática

Não é como nos filmes de ação e pode ser uma experiência traumática | Freepik

Você já teve curiosidade de saber como é levar um tiro? Talvez pela influência de filmes de ação e jogos essa dúvida tenha se tornado mais comum, mas ninguém realmente quer ser ferido para desvendá-la.

Continua depois da publicidade

Não precisa ser atingido por um disparo para isso, aqui vamos te explicar por meio do relato de sobreviventes e especialistas como é a sensação

Não se deixe enganar: levar um tiro é bem diferente do que mostram nos filmes. A dor é tão intensa que você mal consegue raciocinar, quanto mais se levantar ou reagir. Isso, claro, se você não morrer na hora.

Mesmo que o tiro não pegue em nenhum órgão vital, só o fato da bala entrar e sair pelo corpo já causa um estrago enorme.

Continua depois da publicidade

Como é a dor

Quando uma pessoa é atingida por um tiro, não é só o músculo que sofre. Tudo em volta também é afetado, e isso faz com que nervos e vasos sanguíneos, por exemplo, se arrebentem de forma muito violenta.

Além do sangramento intenso que esse tipo de ferida pode causar, principalmente se a bala acertar alguma artéria, o impacto que toda a área atingida sofre é muito forte.

O que um tiro causa?

Para mostrar o efeito de um tiro, o programa Brit Lab, da BBC, fez um experimento que simula o que acontece com o corpo humano ao ser atingido por uma bala.

Continua depois da publicidade

Eles usaram um pedaço de carne de porco, por conta da proximidade com a carne humana, tanto na aparência quanto na textura. Dessa forma, ninguém precisou se ferir de verdade. Apesar de não ser a carne humana, a bala rasga a carne suína de forma impactante. 

Como esperado, o processo não perfura apenas a pele e os músculos, mas também rompe nervos e vasos sanguíneos, causando pontos de hemorragia interna. Caso a área atingida seja ocupada por uma artéria, o sangramento é muito maior.

Eles também usaram um tipo de gelatina que imita a consistência do tecido humano. Quando a bala o atinge, o efeito é tão forte que faz a gelatina se expandir, do mesmo jeito que aconteceu com a carne humana na vida real.

Continua depois da publicidade

E se o tiro for na cabeça?

Em casos de tiro na cabeça a situação tende a ser ainda mais complicada e assustadora. Segundo pessoas que sobreviveram, logo ao ser atingido, ouve-se um barulho muito forte. Nos primeiros instantes depois disso, a pessoa não sente dor, porque a adrenalina está muito alta.

Os detalhes da sensação dependem de diversos fatores como a arma usada, o ângulo do disparo e se o atingido estava parado ou em movimento.

Se a bala acertar uma parte importante do cérebro, a pessoa pode desmaiar sem entender o que aconteceu. Nesses casos, o projétil provavelmente esmagou os tecidos, ao invés de apenas cortá-los.

Continua depois da publicidade

Se o tiro atingir outras áreas da cabeça, é possível sobreviver, embora a dor seja muito forte, segundo quem passou por isso.

Um sobrevivente que levou um tiro na parte de trás da cabeça contou que, no começo, ouviu sons altos parecidos com o zumbido de abelhas. Com o tempo, esses barulhos ficaram ainda piores, mas ele ainda não sentia dor.

Depois, a visão dele ficou embaçada de repente, e ele sentiu o coração bater muito forte. Quando a adrenalina baixou, a dor foi intensa.

Continua depois da publicidade

E se for no coração?

Caso o tiro atinja o coração, você leva de 10 a 15 segundos para perder totalmente a consciência.

Mesmo que a pressão do sangue caia muito rápido quando a bala atinge o peito, o cérebro demora um pouco mais para parar de funcionar, então você pode sentir dor nesses últimos segundos de vida.
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados