X

DIA DO AUTISMO

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Psicólogo da Universidade Guarulhos aponta como a data tem impacto na sociedade e pode melhorar condição de quem é autista

Nathalia Fruchi

Publicado em 02/04/2024 às 09:00

Atualizado em 02/04/2024 às 17:16

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Dia do Autismo é uma data que tem objetivo a conscientizar as pessoas dessa condição / Asier Relampagoe studio no Freepik

O Dia Mundial do Autismo ocorre nesta terça-feira, 2 de abril, e tem como objetivo conscientizar as pessoas dessa condição que afeta segundo a ONU cerca de 70 milhões de pessoas no mundo.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Pensando nisso, a Gazeta conversou com o psicólogo e professor do curso de Psicologia na Universidade Guarulhos (UNG) Alexsandro Brito dos Santos que apontou a importância da data, desafios que pessoas autistas encontram e sugestões de intervenções que você pode fazer para contribuir com acessibilidades dos autistas. Confira:

Dia do Autismo contribui para aumentar a conscientização

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O dia da conscientização do autismo é apontado pelo psicólogo como uma data muito importante, pois não há possibilidade de desenvolvimento desse indivíduo sem uma mudança atitudinal da sociedade.

Nesse sentido, o posicional aponta que colocar o tema em pauta é um dos caminhos para que as pessoas iniciem seu processo de entendimento sobre o tema e possam de alguma forma, contribuir com a inclusão social.

Desafios enfrentados por autistas e suas famílias no acesso a serviços de saúde e educação

Alexsandro Brito dos Santos que explica que a questão da saúde mental e o acesso a serviços especializados para pessoas autistas continuam sendo áreas de preocupação de muitas pessoas.

Isso porque muitos autistas enfrentam dificuldades para obter diagnóstico, tratamento e suporte adequados, devido à falta de recursos e à discriminação.

Mesmo com uma legislação avançada, pessoas com autismo enfrentam dificuldades em diversos campos da vida, como explica o profissional, como: alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam obstáculos como dificuldades de matrícula, preconceito de colegas, além de professores sem formação adequada e falta de uma perspectiva mais inclusiva por parte dos gestores.

Formas mais comuns de preconceito e como combatê-las 

Entender o TEA é uma das primeiras formas para combater o preconceito, como aponta o psicólogo, isso porque é fundamental que informações confiáveis sejam divulgadas. 

Em primeiro lugar é importante saber que o autismo não é uma doença e sim uma diversidade neurológica que possui níveis de suporte. Há também como a sociedade se tornar mais inclusiva e apoiadora das pessoas autistas com certas atitudes, sendo elas:

  • Respeito entre as pessoas;
  • Adequação das instalações;
  • Reciclagem e atualização dos profissionais para atender pessoas com TEA;
  • Ações de acolhimento aos alunos e profissionais;
  • Atividades que promovam o convívio social na comunidade escolar e nas empresas e
  • Diálogo estreito e constante com a família.

Inclusão vinda da política

Além da população, é necessário que haja ações vindas do poder público, com o objetivo de promover as mudanças necessárias para pessoas autistas. A Gazeta conversou com a deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), que explicou sobre a atuação para inclusão social de pessoas com deficiência, especialmente crianças autistas. Assista:

*Texto sob supervisão de Suzana Rodrigues

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

NESTA TARDE

Tarcísio de Freitas vai anunciar trens da Capital a Santos e ao Vale do Paraíba

Segundo apurado pela Gazeta, anúncios serão sobre a contratação de estudos para dois novos Trens Intercidades, com ligação da Capital a Santos e a São José dos Campos

Transportes

SPTrans abre Licitação para centralizar arrecadação bilionária do Bilhete Único

Empresa busca instituição financeira para gerenciar cerca de R$ 7,2 bilhões arrecadados anualmente com o Bilhete Único

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter