Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fazer pipoca na air fryer pode queimar a resistência do aparelho | Foto: Reprodução/Freepik
São inúmeras as possibilidades de receitas que podemos fazer utilizando a air fryer. Não há muito tempo, um vídeo de uma mulher fazendo pipoca no eletrodoméstico viralizou na internet.
Continua depois da publicidade
No vídeo ela despeja os grãos de milho no cesto da air fryer, e em seguida adiciona manteiga e sal. E após alguns minutos de espera, a pipoca sai pretinha igual aquelas de cinema.
Apesar de parecer mais um jeito prático de usar a airf ryer, fazer pipoca utilizando o eletrodoméstico não é recomendado entre os especialistas.
Continua depois da publicidade
O problema principal está no modo como o aparelho funciona, que utiliza a um fluxo de ar quente circulando em alta velocidade para fritar o alimento. No caso da pipoca, os grãos de milho são muito leves, e podem acabar atingindo componentes elétricos do eletrodoméstico.
Com isso, a resistência elétrica – responsável pelo aquecimento do aparelho – pode ser danificada, ou então, a saída de ar pode acabar sendo obstruída, causando superaquecimento.
Esses problemas comprometem a vida útil da air fryer e aumentam o risco de curto circuito ou até mesmo principio de incêndios.
Continua depois da publicidade
Portanto, recorrer aos métodos tradicionais é mais seguro. Dê preferência pela boa e velha panela ao fogão, ou se preferir, utilize a pipoqueira elétrica.
Para utilizar sua air fryer com segurança, evite alimentos muito leves, receitas líquidas ou que necessitam de cozimento em água.
Essas são as principais causas de problemas, pois o cozimento delas não é compatível com o funcionamento do aparelho.
Continua depois da publicidade
Assim como o milho, verduras e grãos pode voar pelo cesto e acabar atingindo a resistência elétrica. Do mesmo jeito que a air fryer não foi feita para aquecer líquidos. Portanto, não é recomendado cozinhar arroz, macarrão cru, sopas e molho nos aparelho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade