Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Depois de seguir esses truques, você terá uma carne macia, deliciosa e sem o gosto forte | Reprodução YouTube/Ana Zambrin
Amado por alguns, odiado por outros, o bife de fígado bovino é um clássico da culinária brasileira. Rico em ferro, proteínas e diversas vitaminas, ele é ótimo para a saúde da visão e da pele, para o fortalecimento do sistema imunológico e para o bom funcionamento do metabolismo.
Continua depois da publicidade
O sabor forte pode afastar ou atrair, dependendo do paladar de cada um. Mas existem técnicas que podem deixar o bife de fígado macio e saboroso até para as pessoas mais exigentes. Confira o passo a passo a seguir.
Para remover o sabor forte do bife, a primeira coisa a ser feita é lavá-lo bem e limpar o excesso de sangue. Depois, corte-o em tiras bem finas, retirando a gordura e a membrana (aquela espécie de película grudada na carne).
Caso você tenha dificuldade em cortar, também pode pedir para um açougueiro fazer isso. Mas não esqueça: o bife fino é mais fácil de cozinhar e de acertar o ponto, além de ter um gosto menos amargo.
Continua depois da publicidade
Outro segredo para um bife de fígado delicioso é se dedicar ao tempero. Abuse de alho, pimenta do reino, sal, mostarda, limão e azeite. Para dar um sabor mais característico, também vale utilizar molhos caseiros ou comprados no mercado.
Diferente de outros bifes, o fígado deve ser marinado. Isso significa que, depois de temperar, é recomendado deixar a carne absorver os temperos por no mínimo duas horas na geladeira.
Finalmente, chegou a hora do ingrediente principal: o leite. Pode parecer estranho usá-lo em um prato salgado, mas os compostos do leite reagem com as substâncias que causam o odor e o gosto do fígado, suavizando-as.
Continua depois da publicidade
Meia hora antes de colocar na panela, mergulhe o bife em um recipiente com leite. Para cada quilo de bife, você deve usar cerca de 8 colheres de sopa da bebida.
Após deixar o fígado marinar por 30 minutos no leite, retire o líquido com água corrente. Em seguida, acrescente alguns dos temperos que você usou antes para garantir uma carne deliciosa. Mas tenha cuidado para não exagerar, especialmente ao salgar o bife.
Depois de seguir esses truques, você já pode levar o fígado para a panela e cozinhar da forma que preferir. O resultado vai ser uma carne macia, deliciosa e sem o gosto forte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade