A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Caminhar é ótimo a partir dos 50, mas especialistas recomendam praticar este outro exercício

Apenas caminhada não é suficiente na chegada da velhice

Jenny Perossi

01/07/2025 às 18:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Caminhada traz benefícios para a saúde, mas precisa ser complementada

Caminhada traz benefícios para a saúde, mas precisa ser complementada | Imagem: Prefeitura de Itapevi

Quando envelhecemos perdemos massa muscular, principalmente depois dos 50 anos, e praticar exercícios físicos se torna muito importante para a saúde. Mas especialistas alertam que só fazer uma caminhada diária não resolve, e sugerem outras atividades.

Continua depois da publicidade

Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

Por isso, praticar exercícios físicos a partir dos 50 anos é importantíssimo. Apenas caminhar diariamente não é suficiente, e especialistas recomendam este outro exercício.

Exercícios de força

Para reforçar os músculos e evitar a sarcopenia, especialistas recomendam exercícios de força. Segundo o portal Tua Saúde, o ideal é fazer treino de força, “pelo menos 2 vezes por semana, com orientação do profissional de educação física, intercalando com exercícios aeróbicos.”

Continua depois da publicidade

O mais clássico deles é a musculação, popularmente conhecido como academia. Levantando pesos e forçando os músculos a se cansarem, eles crescem mais fortes. Junto a profissional trainer, a pessoa 50+ pode realizar uma rotina de exercícios que melhor se adapta ao dia a dia.

Outros exercícios de força bastante recomendados são pilates e exercícios com elásticos, que devem ser intercalados com atividades aeróbicas como corrida ou ciclismo. Caso a musculatura já esteja comprometida o recomendado é realizar exercícios sem impacto.

Exercícios de força

Para quem não tem costume de praticar exercícios, ir direto para os muito intensos pode causar problemas nas articulações. Boas alternativas nesse caso são exercícios praticados na água.

Continua depois da publicidade

A natação é uma prática completa. Além de fortalecer a musculatura completa do corpo com os diferentes tipos de nado, o esporte também oferece uma alta intensidade aeróbica pelo controle da respiração.

Outra alternativa é a hidroginástica, que treina e fortalece os músculos sem causar choques nas articulações e sobrecarregar os ligamentos.

Com tantas alternativas, considere praticar exercícios para chegar com saúde na terceira idade. Velhos? Talvez. Sedentários? Jamais!
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados