Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Você precisa ficar longe dessas frutas! | Imagem gerada por IA
Queridinha de Hollywood, a atriz Alicia Silverstone, que estrelou o filme “As Patricinhas de Beverly Heels”, postou em suas redes sociais um vídeo comendo o que parecia ser uma “cereja de Jerusalém”, enquanto caminhava em um bairro residencial de Londres.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a fruta leva outros nomes, “erva-de-santa-maria” ou “tomateiro do diabo”. A segunda opção é bem assertiva, tendo em vista a alta toxicidade da fruta. Ela vem da família das beladonas, uma das mais venenosas do mundo.
Esse evento chamou atenção para a falta de conhecimento geral sobre frutas venenosas e os riscos que podem acarretar à saúde. Por isso, separamos outras frutas perigosas que você precisa conhecer.
A cereja de Jerusalém é uma fruta que chama a atenção, mas esconde muito veneno. Essa planta possui compostos tóxicos que causam sintomas graves de envenenamento, como náuseas, vômitos, diarreia, alucinações e até a morte.
Continua depois da publicidade
A mamona é outra fruta para você passar longe. Com suas sementes ricas em ricina, proteína vegetal altamente tóxica, ela pode ser até mesmo fatal. Manchineel, ou “árvore da morte”, tem todas as suas partes com veneno.
As folhas e frutos imaturos da nespereira-brava possuem cianogênicos, que causam envenenamento. A fruta “saia-branca” tem escopolamina, que pode causar alucinações e até a morte.
Diante de alguma fruta que você não conhece, sempre a evite. Além disso, caso seja em um ambiente natural, tente se informar com algum especialista. Existem alguns sinais que você deve ficar atento.
Continua depois da publicidade
Plantas com frutos muito coloridos e brilhantes podem apresentar algum risco, ou aquelas frutas que crescem em arbustos incomuns ou venenosos. Por isso, sempre quando fizer trilhas ou passeios ao ar livre, esteja acompanhado de um guia.
Caso você esteja com alguém e suspeite que ele ingeriu alguma dessas frutas, vá ao hospital imediatamente. Não tente forçar o vômito sem orientação, e busque ajuda por telefone para saber como agir enquanto o socorro não chega.
Mas, a melhor forma de evitar esse risco é se munir de conhecimento sobre essas frutas e sempre procurar ajuda capacitada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade