Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Frutas como banana, limão, morango, laranja, pinhão e tangerina são ricas em vitaminas, minerais e fibras componentes importantes para o organismo | Foto: Reprodução/Freepik
Você sabe quais são as frutas típicas do inverno ou os benefícios delas para a sua saúde? Ricas em vitaminas e antioxidantes, frutas típicas do frio ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Continua depois da publicidade
As nutricionistas Marcela Menah e Joseane Bessa (da Faculdade de Saúde Pública da USP) explicam, à Rádio USP, como incluí-las na rotina para prevenir gripes e resfriados.
Frutas vermelhas e cítricas, por exemplo, são ótimos antioxidantes – substâncias que combatem radicais livres, capazes de danificar células e tecidos.
Os radicais livres são moléculas liberadas pelo organismo com elétrons instáveis, essa instabilidade incentiva o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças degenerativas.
Continua depois da publicidade
Radicais livres podem ser gerados tanto internamente, através do metabolismo celular, quanto externamente, por fatores como poluição, radiação UV, tabagismo e má alimentação.
Para combater a ação dos radicais livres, a melhor forma é evitar a produção dessas moléculas, mantendo hábitos saudáveis. Além disso, incluir ativos antioxidantes na rotina favorece o tratamento e combate os radicais livres.
Marcela explica que a resistência das frutas de inverno ao frio e a fatores externos é o que leva à formação desses antioxidantes, que por sua vez ajudam a combater doenças como gripes e resfriados.
Continua depois da publicidade
Frutas como banana, limão, morango, laranja, pinhão e tangerina são ricas em vitaminas, minerais e fibras – componentes importantes para o organismo – além de conterem uma boa quantidade de água, favorecendo a hidratação.
As vitaminas e minerais são essenciais para a manutenção da saúde, desempenhando funções vitais no organismo, como o metabolismo energético, a defesa antioxidante, a resposta imune e a saúde óssea.
Já as fibras ajudam a ter um maior controle da saciedade, mantendo a pessoa satisfeita por mais tempo após as refeições, além de também auxiliarem no controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue.
Continua depois da publicidade
Além disso, Josiane explica que o fato de as frutas estarem no seu ciclo natural na estação permite que absorvam melhor os nutrientes do solo, tornando-as mais nutritivas e saborosas.
Elas também necessitam de menos agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas, uma vez que o seu ciclo natural as torna mais resistentes a pragas. Isto contribui para uma alimentação mais natural e saudável.
O consumo de frutas da estação também pode ser financeiramente vantajoso, porque há uma maior oferta, o que tende a reduzir os preços. Há ainda um benefício ambiental, com menos poluição e uso de combustíveis devido ao menor tempo de transporte.
Continua depois da publicidade
Joseane lembra de um aspecto importante para combater gripes e resfriados durante o período de inverno: a hidratação. As pessoas tendem a beber menos água durante o inverno do que em relação a dias mais quentes.
Joseane lembra da importância da hidratação em dias frios para combater doenças respiratórias e alergias, uma vez que um corpo bem hidratado é sinônimo de um organismo mais regulado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade