Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Local é uma das quatro maiores áreas - com mais de 10.000 ha - desse tipo de vegetação no Estado | Reprodução/YouTube
Maior remanescente de Mata Atlântica do interior de São Paulo, o Parque Estadual do Diabo, em Teodoro Sampaio, é uma das maiores riquezas naturais do Estado.
Continua depois da publicidade
Sem registrar incêndios em suas matas há 10 anos, a unidade é símbolo de preservação com cerca de 33.845 hectares de floresta estacional semidecidual.
Segundo o Guia de Áreas Protegidas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o local é uma das quatro maiores áreas - com mais de 10.000 ha - desse tipo de vegetação no Estado.
De princípio, a floresta original cobria parte dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, até ser fragmentada ou desmatada.
Continua depois da publicidade
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as áreas totais dos estados somam, aproximadamente, 1.077.737,454 km² - ou 107.773.745,4 hectares.
A Trilha Morro do Diabo custa a partir de R$ 19 e é considerada de dificuldade média, com uma duração de três horas e uma extensão de cerca de 2,5 km.
De nome parecido, a Caverna do Diabo, em Eldorado, também entrega muita natureza e uma paisagem encantadora, sendo considerada por alguns visitantes a "oitava maravilha do mundo".
Continua depois da publicidade
Outras opções gratuitas também estão disponíveis como a ciclorrota da Rota das Capivaras ou o Caminho das Onças.
O Parque possui um centro de visitantes, banheiros, Museu Natural com espécimes locais, quiosques, campo de futebol, playground, área de churrasqueira e uma área para motorhome (a partir de R$ 62).
Com um estado avançado de conservação, o local é capaz de abrigar diversas espécies, especialmente algumas ameaçadas, como anta, queixada, bugio, onça-parda e onça-pintada.
Continua depois da publicidade
O maior destaque, considerado um símbolo da biodiversidade local, é o mico-leão-preto, antes considerado extinto e que atualmente tem no parque a maior população livre no mundo, com cerca de 1.300 indivíduos monitorados.
A flora local também se destaca, abrigando a maior reserva de peroba-rosa, espécie importante para reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
O turismo ambiental é outro ponto forte, com diversas trilhas e ciclorrotas. Atividades de educação ambiental recebem cerca de três mil visitantes mensalmente, principalmente estudantes, aproximando a comunidade da causa da preservação.
Continua depois da publicidade
Com conservação de alto nível, tecnologia e uma comunidade ativa, o Parque Estadual do Morro do Diabo é um dos pontos mais chamativos para os amantes da natureza e um pedaço da Mata Atlântica no interior paulista, com árvores centenárias e espécies raras para sobreviver.
O parque fica localizado na região do Pontal do Paranapanema, no município de Teodoro Sampaio, a 11 km do centro da cidade. Partindo da capital paulista, são 680 km, uma viagem de carro de pouco menos de nove horas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade