Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estudos em laboratório mostram que o café pode ajudar no tratamento contra a diabetes | Foto: Reprodução/Freepik
Pesquisadores identificaram compostos presentes nos grãos de café que podem contribuir para o controle do diabetes tipo 2.
Continua depois da publicidade
Essas substâncias, chamadas ésteres diterpênicos, mostraram potencial para reduzir a ação de uma enzima envolvida na digestão de carboidratos.
A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos ingredientes funcionais capazes de apoiar pessoas que convivem com a doença.
No entanto, especialistas ressaltam que o café não substitui tratamento médico, dieta equilibrada ou hábitos saudáveis.
Continua depois da publicidade
A nutricionista Signe Svanfeldt, conta ao portal Newsweek que: “beber café é bom como parte de um estilo de vida saudável, mas não deve ser visto como um tratamento para diabetes”.
Cientistas do Instituto de Botânica de Kunming, na China, isolaram três moléculas inéditas, chamadas caffaldeídos A, B e C.
Esses compostos apresentaram efeito inibitório mais potente do que um medicamento usado no tratamento do diabetes tipo 2, a acarbose. A análise foi feita em grãos de café arábica torrados, espécie mais consumida no mundo.
Continua depois da publicidade
O consumo regular de café, tanto comum quanto descafeinado, já foi associado a menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 em grandes estudos populacionais.
Pesquisadores acreditam que o benefício está ligado a compostos além da cafeína, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Embora os resultados sejam promissores, ainda faltam testes em humanos para comprovar os efeitos desses novos compostos.
Continua depois da publicidade
Para os cientistas, a descoberta pode ajudar no desenvolvimento de alimentos funcionais capazes de auxiliar no controle da glicose.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade