Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mudar alguns itens da rotina vai ajudar seu cabelo a crescer e ficar mais bonito | Freepik
Você já sentiu que, mesmo com tratamentos caros, seu cabelo não cresce? Isso pode estar acontecendo por conta de pequenos hábitos do dia a dia que estão prejudicando a saúde do seu couro cabeludo.
Continua depois da publicidade
Da alimentação à forma de fazer rabo de cavalo, tudo influencia no crescimento do cabelo. Os fios crescem, em média, um centímetro por mês, mas a rotina pode facilmente alterar essa quantidade.
Veja algumas dicas de como acelerar o crescimento somente mudando hábitos diários. Caso não funcione, os tratamentos estéticos também são uma boa opção, veja como.
O fio de cabelo é composto, principalmente, por células mortas recheadas da proteína queratina e é sustentado pelo colágeno. Para estimular a criação dessas substâncias, é fundamental ter uma alimentação balanceada rica em proteínas.
Continua depois da publicidade
Carnes, peixes, leite e ovos são boas fontes de proteína que ajudarão no crescimento do cabelo. Opções veganas, como grão-de-bico e soja, também são funcionais.
Também é importante se atentar às vitaminas. A vitamina C — encontrada em alimentos cítricos —, por exemplo, estimula a produção de colágeno, que protege os fios. Já as vitaminas do complexo B — como a B12, encontrada nas carnes — ajudam no crescimento saudável do cabelo.
Muitas vezes negligenciado, o couro cabeludo é mais importante para o crescimento dos fios do que as pontas. Para acelerar o processo, é importante massagear bem a região não só nas lavagens, mas também com ele seco.
Continua depois da publicidade
A massagem aumenta a circulação sanguínea da cabeça, favorecendo o crescimento dos fios. Por outro lado, há práticas que comprometem a saúde do couro cabeludo, impedindo que o cabelo se desenvolva.
Bonés e chapéus abafam a raiz do cabelo, aumentando o risco de fungos e impedindo o crescimento. Prender o cabelo muito forte — especialmente com uso de gel ou pomada — ou enquanto ele está molhado também é prejudicial, pois aumenta as chances de quebrar os fios.
Em complemento com a alimentação rica em proteínas e os cuidados com o couro cabeludo, também é importante manter os fios hidratados. Um cabelo hidratado e rico em vitaminas é mais forte e tem menos chance de quebra, o que favorece seu crescimento.
Continua depois da publicidade
Caso nada disso funcione, uma boa opção — apesar de cara — são os tratamentos estéticos. O microagulhamento, por exemplo, estimula a produção de novas fibras de colágeno, sustentando o couro cabeludo.
Alguns medicamentos também são úteis para o crescimento. O minoxidil, mais famoso para esse fim, é um vasodilatador que foi desenvolvido para tratar pressão alta, mas, quando aplicado no couro cabeludo, melhora a circulação sanguínea e faz os fios crescerem mais rápido.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade