X

EXPLICANDO O FUTEBOL AMERICANO

Entenda como funciona o Super Bowl, grande final da NFL

Evento iniciará às 20h30 (horário de Brasília) deste domingo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers

Leonardo Sandre

Publicado em 07/02/2024 às 14:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Final do Super Bowl será nesse domingo entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers / Reprodução/Instagram

A Liga Nacional de Futebol Americano é o maior campeonato esportivo dos Estados Unidos da América e ocorre anualmente entre os times do país. O Super Bowl nada mais é que a final da NFL e, consequentemente, o maior evento esportivo dos EUA.

Em 2024, o evento ocorre no dia 11 de fevereiro, e será o primeiro da história a ocorrer em Nevada. O vencedor leva o troféu Vince Lombardi, que foi um dos maiores treinadores da história do futebol americano.

 

Que horas começa e onde assistir?

O evento iniciará às 20h30 (horário de Brasília) e será transmitido pela ESPN, Star+ e NFL Game Pass. Na TV aberta, o evento será passará ao vivo pela RedeTV. 

 

Finalistas

Os finalistas do Super Bowl LVII são Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers, que conquistaram, respectivamente, a Conferência Americana e a Conferência Nacional.

Kansas City Chiefs, tem como seu destaque Patrick Mahomes/ Reprodução/Instagram Chiefs

 

Objetivo

O futebol americano é um esporte de conquista de território, ou seja: estratégia é fundamental. O principal objetivo é chegar o maior número de vezes na endzone (zona final) do adversário. Quanto mais o time conseguir fazer isso, mais pontos ele somará.

 

Como começa o jogo? 

Assim como no futebol mais conhecido no Brasil, a definição de quem começa com a bola é feita através da moeda. Após o "sorteio" é hora do chute inicial. O time que começar sem a bola será responsável por dar o pontapé inicial na partida, enquanto o adversário se prepara para receber o "kickoff".

O jogador do time que recebe a bola é chamado de retornador, e é responsável por pegá-la após o chute inicial do adversário, tem uma escolha a fazer:

  • Tentar fazer um retorno: pegar a bola e avançar para ter uma boa posição de campo, o ataque começará no ponto onde ele for derrubado ou sair pela lateral.
  • Ajoelhar e desiste de retornar: se fizer isso dentro de sua própria endzone o time de ataque começa o jogo na linha de 25 jardas do campo de defesa.
Momento de partida para o ataque/ Reprodução Instagram Eagles

Atacando no gramado, o time tem como objetivo mínimo conquistar 10 jardas para continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival. Para isso terá quatro chances.

Se não conseguir avançar as 10 jardas em quatro tentativas, o time perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou.

Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt (e esse chute é feito pelo punter, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo), ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura.

Pontuações

Existem três formas de pontuar em uma partida de futebol americano. A principal pontuação é o touchdown, quando o jogador consegue ter a posse da bola dentro da endzone do adversário, seja recebendo um passe lá dentro ou entrando correndo com a bola, como nas jogadas famosas em filmes de cinema. A jogada vale seis pontos.

Após anotar o touchdown e receber a confirmação da arbitragem, o time tem duas opções para anotar pontos extras. Um chute simples acertando dentro do arco em formato de "Y" (1 ponto) ou entrar novamente na endzone (2 pontos).

Equipe dos Chiefs com a trave em formato de Y de fundo / Reprodução Instagram Chiefs

A pontuação secundária é o field goal. O kicker é responsável pela execução e precisa fazer o chute passar por dentro da trave em formato de "Y", que fica no fundo do campo. Caso consiga, soma três pontos para o seu time. Se errar, o time adversário terá a posse de bola no ponto do chute para tentar atacar.

O "y" em amarelo é onde o jogador deve acertar o chute, entre as duas hastes superiores/ Reprodução

A terceira opção para pontuação é a do "Safety", uma pontuação pouco comum que é anotada, normalmente, pela defesa. Rende dois pontos ao time quando consegue executar um tackle (derrubar o rival) ou tirar o adversário de campo dentro da própria endzone. Ou ainda forçar uma falta, dentro da própria endzone. Nesse caso, além de pontuar, a equipe ainda receba a posse de bola de volta em um punt (aquele chute dado para o mais longe possível, como explicado mais acima na matéria).

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 

Tempo de jogo

O jogo é dividido em quatro quartos de 15 minutos cada. O tempo é parado sempre que o passe do quarterback não é completado e quando acontecem pontuações.

Quando o jogador sai de campo com a posse de bola, o relógio fica parado até o árbitro reposicionar a bola. Nos dois minutos finais do 2º quarto e nos cinco minutos finais do 4º quarto, cronômero fica parado até a nova saída da bola.

 

Grande atração de intervalo

Como já informado pela Gazeta, o grande show dessa edição será do cantor Usher. A apresentação, no entanto, não possui horário fixo. Os shows de intervalo costumam acontecer 1h30 depois do horário que começa o jogo. Então, a projeção é que a estrela do intervalo entre no palco por volta das 22h (Horário de Brasília).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

DAS 7H ÀS 19H

Taboão da Serra amplia horário de atendimento de mais duas unidades de saúde

A medida, que já foi adotada pela Secretaria de Saúde (SMS) nas UBSs Oliveiras/Marabá, Parque Pinheiros/CSU e Jardim das Margaridas, tem como objetivo  ampliar o acesso da população aos serviços de saúde

ARMAS E DROGAS

Polícia prende especialistas em roubo de cargas milionárias em SP; veja fotos

Quadrilha vinha sendo investigada por três roubos no interior paulista

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter