X

FUTEBOL NO RIO

Entenda o regulamento do Campeonato Carioca em 2024

Pela quarta vez consecutiva, o mesmo regulamento será utilizado; Taça Guanabara no 1º turno, Carioca para os quatro melhores, e Taça Rio para o 5º ao 8º colocado

Leonardo Sandre

Publicado em 07/02/2024 às 12:15

Atualizado em 15/02/2024 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Campeonato Carioca, o estadual do Rio de Janeiro / Reprodução

O Campeonato Carioca de 2024 começou e a edição deste ano terá o mesmo regulamento pelo quarto ano consecutivo. Os times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas. Classificam-se as quatro mais bem colocadas para as semifinais e as vencedoras disputam a grande decisão. Mas, caso restem dúvidas para algum amante do torneio, a Gazeta explica tudo abaixo.

A primeira fase do Campeonato Carioca é a Taça Guanabara, disputada por 12 equipes em 11 rodadas de pontos corridos. Os quatro primeiros da classificação avançam para a semifinal do Campeonato Carioca. O primeiro colocado desta fase inicial será considerado o campeão da Taça Guanabara.

Nas semifinais, o mais bem colocado enfrenta o quarto colocado, e o terceiro enfrenta o segundo, em jogos de ida e volta. A finalíssima também será disputada em jogos de ida e volta.

Os times que terminarem a Taça Guanabara da quinta à oitava colocação jogam a semifinal da Taça Rio, também em jogos de ida e volta, como uma espécie de competição "secundária" do Campeonato Carioca. O vencedor também receberá um troféu, mas menos importante que a taça do Cariocão.

Em caso de empate na pontuação entre as equipes na primeira fase, os critérios de desempate estabelecidos pela federação são, em sequência:

  • Maior número de vitórias;

  • Maior saldo de gols;

  • Maior número de gols pró;

  • Confronto direto, somente entre dois clubes;

  • Menor número de cartões amarelos e vermelhos;

  • Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

  •  

    Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
    Mantenha-se bem informado.

    FINAL

    A data prevista pela CBF para a final do campeonato é 7 de abril. Porém, devido aos compromissos de alguns dos clubes em outros torneios, é possível que algumas rodadas sejam alteradas.

    VEJA TAMBÉM

    ÚLTIMAS

    Brasil

    Confira o resultado da Dupla Sena no concurso 2667, nesta segunda

    O prêmio é de R$ 350.000,00

    Brasil

    Confira o resultado da Super Sete no concurso 549, nesta segunda

    O prêmio é de R$ 1.550.000,00

    ©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

    Layout

    Software

    Newsletter