A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 05 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Estilo de Vida

Médico de 81 anos revela segredo para quem quer viver mais e evitar o câncer

O pesquisador expõe descobertas que podem transformar sua relação com a alimentação

Vitoria Estrela

05/09/2025 às 20:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer

Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer | Freepik

O especialista em nutrição de 81 anos, Franco Berrino, contou os segredos para uma vida saudável. Conhecido por suas pesquisas sobre a relação entre dieta e câncer, o médico deu uma lista completa de quais alimentos devemos optar ou evitar nas três refeições do dia.

Continua depois da publicidade

Alimentos naturais são recomendados em todas as refeições
Alimentos naturais são recomendados em todas as refeições
O controle do que nos faz bem deve ir além da dieta  (Fotos: Freepik)
O controle do que nos faz bem deve ir além da dieta (Fotos: Freepik)

Berrino é epidemiologista, um médico que estuda onde, como e por que algumas doenças ocorrem. O profissional também ajuda a prevenir e controlar problemas de saúde pública. Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o especialista afirma que certos hábitos evitam enfermidades.

“Como médico, considero a alimentação, o movimento e a meditação como remédios de verdade. Meus colegas deveriam prescrevê-los. Mas parece que a prevenção com dieta não é lucrativa, então medicamentos continuam sendo prescritos”, relata.

Relação entre câncer e dieta

No Instituto Nacional de Tumores de Milão, Franco Berrino liderou pesquisas que comprovaram a ligação direta entre alimentação e câncer. No estudo "Ordet", identificou que mulheres com níveis elevados de glicose e testosterona no sangue tinham maior risco de desenvolver tumores.

Continua depois da publicidade

Com o projeto "Diana", ele mostrou que esses fatores podiam ser controlados pela dieta: em poucos meses, a redução de açúcares refinados e a inclusão de alimentos saudáveis diminuíram significativamente a glicose e a testosterona do sangue. 

O que comer nas três refeições

Grãos, pães, sementes e frutas. Essas são as recomendações de Berrino para a primeira refeição do dia. De acordo com o médico, o café só deve ser consumido de vez em quando, pois pode criar dependência. O mesmo vale para quem gosta de adicionar açúcar nos chás matinais.

No almoço, o ideal é continuar com alimentos naturais. “Produtos da terra, de origem local e da época, tanto quanto possível. Temos uma biodiversidade invejável: vamos aproveitá-la”, recomenda o médico. 

Continua depois da publicidade

Embora não haja proibição quanto às carnes, Berrino diz que devem ser consumidas com cautela.

Para algumas famílias, o jantar é o único momento em que a refeição é compartilhada, por isso não é necessário pulá-lo. Mas devemos preferir alimentos leves, como sopas, vegetais cremosos, leguminosas e cereais em pequenas quantidades.

Ultraprocessados acendem alerta

Autor de diferentes livros sobre alimentação saudável, o especialista acredita que nós ingerimos ultraprocessados com muita frequência. Essas substâncias enganam o paladar, mas trazem prejuízos para o corpo, que não está preparado para suportar tamanho “bombardeamento artificial”.

Continua depois da publicidade

A recomendação é resistir à era do “Plasticeno”, ou seja, a época marcada pelo domínio do plástico e pela degradação humana do meio-ambiente. O controle do que nos faz bem deve ir além da dieta, mas englobar também atitudes conscientes no dia-a-dia, pensando no impacto ambiental que elas terão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados