Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Algumas plantas não são indicadas para ter dentro de casa | Stayhereforu/Pexels
Ninguém contesta que as plantas podem repaginar a decoração, trazendo frescor e leveza ao ambiente. Segundo o Feng Shui e crenças populares, algumas são capazes de gerar proteção e prosperidade. Porém, outras plantas podem trazer azar e devem ficar fora de casa.
Continua depois da publicidade
“De modo geral, as plantas são elementos que representam crescimento, regeneração, vitalidade e conexão com a natureza. Elas atuam como agentes de purificação do ar e também estimulam o movimento de energia Chi (energia vital)”, explica a neuroarquiteta Cris Paola.
Especialista em Feng Shui, Cris acrescenta, contudo, que algumas plantas não são indicadas dentro de casa, “principalmente aquelas que possam trazer a relação com a dor, como plantas com espinhos.”
A seguir, confira sete plantas associadas com energias negativas, de acordo com o Feng Shui, ou crenças populares.
Continua depois da publicidade
O Feng Shui possui várias vertentes e em algumas delas há a crença de que os cactos não sejam bem-vindos dentro de casa, sobretudo no quarto, conforme explica a arquiteta Milena Makray, consultora de Feng Shui.
“Os cactos têm um aspecto espinhoso e remetem ao elemento fogo, o que pode ser interessante em alguns locais da casa. Mas, se o lugar for usado para dormir, haverá excesso de energia Yang, forte, pontuda, o que pode dificultar uma noite tranquila de sono”, diz.
Se posicionada no lugar correto, a Espada de São Jorge pode atrair proteção e prosperidade. Porém, ela também é capaz de gerar brigas e desentendimentos se estiver perto de quinas, cantos e objetos pontiagudos.
Continua depois da publicidade
Para algumas culturas, o bonsai é associado à persistência. Todavia, dentro de casa, ele pode trazer estagnação e pobreza. Assim, o melhor lugar para esta planta é na varanda ou no jardim.
Multicolorida, a hortênsia é uma flor muito utilizada na decoração da casa e de festas. Porém, há quem acredite que ela pode trazer dificuldades em relacionamentos e até favorecer a viuvez.
De folhagem exuberante, a figueira costuma ser bastante utilizada por paisagistas em jardins. Em algumas culturas, inclusive, ela é associada à fertilidade.
Continua depois da publicidade
Entretanto, quando cultivada dentro de casa, acredita-se que ela possa interferir no crescimento profissional dos moradores, impactando, por consequência, as finanças da família.
Conhecida por ser uma planta de fácil manutenção, a jiboia costuma estar presente nos lares das pessoas que estão dando os primeiros passos na jardinagem.
Ainda assim, em algumas crenças, o lugar dela é no jardim. Isso porque, dentro de casa, ela pode afetar a saúde dos moradores, causando cansaço físico e mental.
Continua depois da publicidade
Muito comum nos lares brasileiros, a samambaia, para os supersticiosos, é outra planta que deve ficar apenas no quintal.
O motivo seria o crescimento em direção ao solo, o que pode levar embora a prosperidade e o bom humor e até deixar os moradores mais vulneráveis a vícios.
Para as especialistas, apesar das crenças e superstições, o que importa, na verdade, é a intenção da pessoa ao colocar uma planta em determinado lugar.
Continua depois da publicidade
“A intenção é tão importante quanto a técnica. Se eu colocar um vaso de crisântemos na sala, por exemplo, terão pessoas que vão associar com cemitérios. Por outro lado, pode ter quem enxergue uma planta viçosa, bonita”, comenta Milena.
Ainda assim, é prudente não deixar vasos bloqueando entradas e nem concentrar muitas plantas no mesmo lugar.
“Obstruir a porta de entrada com vasos de plantas impede que a energia flua livremente para dentro de casa e ter muitas plantas em um espaço pequeno pode desequilibrar a energia do ambiente, causando uma energia confusa no local”, finaliza Cris.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade