Entre em nosso grupo
2
Dos 200 estabelecimentos fiscalizados pela Prefeitura de Guarulhos nos dois primeiros dias de reabertura do comércio, apenas 70 aplicavam integralmente as normas de higiene e distanciamento estabelecidas em decreto
Continua depois da publicidade
Entre as normas de higiene impostas pela prefeitura para a volta do comércio local estão: intensificação das ações de limpeza e aferição da temperatura corporal | /DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Guarulhos realizou na sexta (12) e sábado (13) uma série de ações de fiscalizações no comércio da cidade devido à reabertura das atividades econômicas, que começou a valer no município na sexta-feira (12), já que o município contrariou determinação do governo estadual e adiantou a retomada antes da data estabelecida pelo Plano SP, que autorizava reabertura do comércio apenas a partir desta segunda-feira (15).
Continua depois da publicidade
Entre os 200 estabelecimentos fiscalizados, apenas 38% cumpriam estritamente as normas de higiene e distanciamento impostas pelo decreto do prefeito, publicado em 3 de junho. No total de estabelecimentos fiscalizados, 70 deles estavam de acordo com as normas sanitárias e outros 130 não cumpriam integralmente os termos do decreto, que estabelecia normas de higiene e distanciamento para reabertura das atividades econômicas.
Leia mais:
"Os locais que não cumpriam as diretrizes estabelecidas pela Prefeitura de Guarulhos, em sua maioria, desrespeitaram as questões relativas ao controle de acesso para diminuir o número de pessoas dentro do espaço e o horário de funcionamento", afirmou a nota da prefeitura enviada ao “G1”.
Continua depois da publicidade
Segundo a administração das cidade, dos 130 estabelecimentos que não cumpriam as normas, oito foram notificados e quatro autuados. Dos estabelecimentos que foram autuados, um foi por estar funcionando fora do horário permitido, dois por aglomeração dentro do recinto e um por estar funcionando mesmo sendo atividade não liberada por decreto.
AÇÕES E NORMAS.
Guarulhos é a segunda maior cidade do estado e chegou a ter 100% dos leitos de UTI ocupados no início do mês. Para conseguir chegar à fase laranja do Plano SP de retomada econômica, a prefeitura teve que contratar leitos de UTI de hospitais particulares e também contou com respiradores repassados pelo governo do estado à cidade.
Continua depois da publicidade
Entre as normas de higiene impostas pela prefeitura para a volta do comércio local estão: intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel, aferição da temperatura corporal e o uso de máscaras.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade