últimas notícias
Reabertura integra a Operação Comércio Responsável da cidade
Reabertura integra a Operação Comércio Responsável da cidade
Foto: Angelo Baima/PSA

Bares e restaurantes de Santo André reabrem na próxima segunda-feira

Estabelecimentos deverão seguir uma série de protocolos e obrigações; reabertura integra a Operação Comércio Responsável

A partir da próxima segunda-feira (6), bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias estarão autorizados a funcionar com horário reduzido. A medida integra a Operação Comércio Responsável da cidade, que está na fase amarela do Plano São Paulo. Haverá também uma ampliação no horário de atendimento dos estabelecimentos que já estavam liberados.

A medida foi publicada em um decreto do prefeito Paulo Serra na última quarta-feira (1). "Seguindo todos os protocolos sanitários e respeitando os decretos, Santo André dará mais este importante passo na retomada econômica da cidade. Pedimos a atenção de todos os andreenses para que respeitem os devidos cuidados e tenham bom senso, para que sigamos firmes nesta guerra contra o coronavírus", destacou o prefeito.

Bares e restaurantes poderão funcionar por seis horas diárias, com horário limite até as 23h30. Já salões de beleza e barbearias poderão abrir das 14h às 20h.

RESTAURANTES.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos deste setor deverão atender com capacidade reduzida e controlar o fluxo de clientes até 40% de sua lotação máxima. Cada mesa poderá receber até seis pessoas, com distanciamento de 1,5 metro entre as mesas. Será obrigatório manter uma faixa livre de 1,2 metro de passagem entre as mesas dispostas em calçadas.

Leia mais:

Outra recomendação é a adoção do sistema de reservas digitais respeitando um intervalo mínimo entre os clientes para evitar aglomeração no local. O uso da máscara é obrigatório, a retirada do item de proteção é autorizada apenas no momento da alimentação. Os estabelecimentos também deverão disponibilizar álcool em gel no local.

SALÕES DE BELEZA.

As atividades deste setor deverão ocorrer através de atendimento agendado previamente, também com intervalo mínimo entre os clientes. O decreto também prevê a instalação de barreira de proteção acrílica entre as estações de trabalho, recepção e balcão de atendimento. O uso da máscara é obrigatório e o local deverá disponibilizar álcool em gel.

AMPLIAÇÃO NO HORÁRIO.

Setores que voltaram a atender em 15 de junho terão uma mudança no horário de funcionamento. No caso de concessionárias e revendedoras de veículos, o horário de atendimento passará a ser das 10h às 16h, assim como os comércios de rua e os minishoppings.

Já os shoppings poderão abrir das 14h às 20h, mas as praças de alimentação seguem fechadas. O uso de máscaras é obrigatório em todos os estabelecimentos, assim como o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as posições de trabalho e entre os clientes, além de pontos de álcool em gel espalhados.

CLUBES SOCIAIS.

Os clubes sociais também estarão autorizados a retomar o atendimento a partir da próxima segunda-feira (6), eles poderão atender das 8h às 17h. Assim como em outros setores, o uso da máscara é obrigatório.

Além disso, o espaço deverá disponibilizar álcool em gel e garantir o distanciamento mínimo entre os clientes e funcionários, o distanciamento vale inclusive nos elevadores.

Apenas as áreas abertas ou amplamente arejadas estarão disponíveis neste primeiro momento de retomada. Atividades individuais como caminhada, corrida, tênis e similares estão autorizados, desde que o distanciamento seja cumprido.

Ou seja, esportes coletivos ou quaisquer atividades com mais de uma pessoa seguem proibidos. Se o clube houver serviços de restaurantes, bares, lanchonetes, salões de beleza ou similares, os locais deverão seguir os mesmos protocolos dos demais estabelecimentos do município.

Comentários

Tops da Gazeta