últimas notícias
A Fundação Casa de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi denunciada por surto de covid-19
A Fundação Casa de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi denunciada por surto de covid-19
Foto: Google Street

Fundação Casa de São Bernardo tem surto de Covid-19

De 40 internos, 24 testaram positivo e estavam assintomáticos, eles cumprem quarentena em dormitórios separados dos demais

A Fundação Casa de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, foi denunciada por surto de covid-19 entre os adolescentes apreendidos e funcionários da instituição. Em ação conjunta na cidade, a fundação e o Instituto Butantan realizaram o teste rápido da covid-19 em 40 adolescentes e desses, 24 deram positivo para a covid-19.

Segundo a instituição, todos os adolescentes que testaram positivo estão assintomáticos e cumprindo a quarentena em dormitórios separados dos demais. O texto conta com informações do “R7”.

Entre os 55 servidores, 7 deles positivaram por meio do teste rápido e todos foram afastados para cumprir a quarentena em casa. Cabe agora a realização do teste de PCR para validação se todos realmente estão com o vírus.

O objetivo da testagem foi aumentar a proteção contra o vírus da covid-19 por meio de busca ativa de pessoas assintomáticas. Os casos foram informados à Secretaria da Saúde do Estado e do município, ao Setor Epistemológico, aos familiares e ao Judiciário da cidade.

A fundação ainda informou na nota que, logo após a decretação da pandemia, foi criado internamente o Comitê de Gerenciamento de Crise. O órgão tomou decisões e implementou medidas em todos os centros socioeducativos do estado, visando a preservar a vida dos adolescentes em atendimento e dos servidores, assim como manter um ambiente de trabalho seguro.

Todos os protocolos sanitários foram criados com orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), Centro de Contingência do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Saúde e Médicos Sem Fronteiras.
Nos centros, os servidores receberam EPIs (equipamentos de proteção individual) e estão orientados sobre os procedimentos de limpeza e higiene a seguir. Os profissionais também são apoiados pela equipe de saúde da sua respectiva divisão regional e pela Superintendência de Saúde da Fundação.

A Fundação Casa também adquiriu insumos como álcool em gel, luvas, avental, sabão, oxímetro, termômetro infravermelho e máscaras descartáveis e de tecido. Os centros são monitorados rotineiramente para verificar a disponibilidade dos suprimentos.

Comentários

Tops da Gazeta