O Governo de São Paulo, por meio da concessão do Lote Litoral, vai duplicar 90 quilômetros de rodovias e modernizar um total de 212 quilômetros de vias entre o Alto Tietê e o litoral de São Paulo.
As intervenções, previstas no contrato de concessão, pretendem aumentar a fluidez, melhorar a segurança dos motoristas e ampliar a conectividade das rodovias.
A concessão do Lote Litoral Paulista traz um pacote de investimentos que soma R$ 4,3 bilhões, destinados à duplicação, modernização e implantação de marginais em rodovias estratégicas de São Paulo.
Duplicações previstas
As principais duplicações ocorrerão na rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), com trechos totalmente duplicados entre Bertioga e Santos e entre Peruíbe e Miracatu. Além disso, a rodovia Mogi-Dutra (SP-088) e a Mogi-Bertioga (SP-098) também passarão por ampliações e melhorias.
Essas obras criam um macroanel logístico, formando rotas alternativas fora da região metropolitana, facilitando o acesso ao Porto de Santos.
As duplicações complementam o sistema Anchieta–Imigrantes, distribuindo melhor o tráfego e garantindo trajetos mais previsíveis para transporte de carga e deslocamentos de trabalho ou lazer.
Essas reformas devem gerar mais alternativas de acesso ao litoral e ao Porto de Santos, reduzindo congestionamentos em fins de semana e feriados, aumentando a previsibilidade no transporte de cargas e garantindo mais segurança para todos os motoristas.
Outras obras
O pacote de obras inclui marginais, passarelas, ciclovias, acostamentos e dispositivos em desnível, além de melhorias no pavimento e sinalização. Com as duplicações e novos equipamentos de segurança viária, motoristas, pedestres e ciclistas terão mais proteção.
Grande parte das duplicações será entregue antes da implantação do Siga Fácil, sistema de cobrança automática que elimina paradas, melhora a fluidez e organiza a cobrança nas pistas expressas. Trechos urbanos e marginais não serão tarifados.
As mudanças previstas no pacote de modernização do Lote Litoral Paulista vão se estender por quase uma década, com conclusão prevista para 2032, podendo causar transtornos aos moradores e turistas.
Pedágio eletrônico
Os primeiros pórticos estão sendo ativados no decorrer deste ano, em municípios como Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Miracatu e Itariri.
As demais estruturas, localizadas em cidades como Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Praia Grande, só entrarão em operação em 2027. No total, serão 15 pórticos em 12 municípios.
A cobrança de pedágio será feita por meio do sistema de pórticos eletrônicos Siga Fácil, com início previsto para novembro de 2025.
A tarifa será proporcional à distância percorrida e será isenta para deslocamentos locais que utilizem as marginais gratuitas. O modelo prevê descontos automáticos de 5% a 20% para pagamentos via tag, além de isenção para motociclistas e descontos progressivos para usuários frequentes.
