Transporte público em SP registra roubos de celular a cada meia hora

Entre janeiro e outubro de 2025, 13.979 casos foram registrados no transporte público da capital paulista

Governo já declarou de utilidade pública uma área da antiga fábrica da Ford

Trens, metrô e ônibus concentram a maior parte dos 13.979 casos registrados | Divulgação/Governo de SP

Entre janeiro e outubro de 2025, a cidade de São Paulo contabilizou 13.979 roubos e furtos de celulares no transporte público, o que representa uma ocorrência a cada 30 minutos, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Continua após a publicidade

A maior parte dos casos ocorreu em trens e estações do metrô, com 13.173 registros. Ônibus, lotações e trólebus somaram 691 ocorrências, enquanto rodoviárias tiveram 115 casos.

Continua após a publicidade

Autoridades alertam para o aumento do risco devido ao maior fluxo de passageiros e recomendam medidas simples de prevenção: manter bolsas fechadas e à frente do corpo, evitar objetos de valor à vista, acompanhar a bagagem de perto e acionar a polícia ao notar atitudes suspeitas.

Continua após a publicidade

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que realiza operações preventivas, reforçando policiamento em estações, terminais e rodoviárias.

Continua após a publicidade

O Metrô de São Paulo afirma contar com mais de 900 agentes de segurança, rondas permanentes e parceria com a Polícia Militar.

Continua após a publicidade

A CPTM mantém patrulhamento ostensivo e monitoramento por mais de 3 mil câmeras em estações e pátios, além de quase 5 mil equipamentos dentro dos trens.

Continua após a publicidade

Nos terminais rodoviários, a Socicam garante segurança 24 horas e reforço de equipes em períodos de maior movimento.

Continua após a publicidade

Homicídios, roubos e latrocínios caem em SP

O estado de São Paulo registrou de novembro de 2024 a outubro deste ano os menores índices de roubos, latrocínios e homicídios desde o início da série histórica, em 2001. As informações foram divulgadas pelo governo paulista nesta sexta-feira (19/12).

Continua após a publicidade


A matéria conta com dados complilados pela TV Globo.