últimas notícias
Na última terça-feira (14), um estudo publicado pela revista "New England Journal of Medicine" mostrou que a vacina da Moderna é segura e eficaz contra a doença
Na última terça-feira (14), um estudo publicado pela revista "New England Journal of Medicine" mostrou que a vacina da Moderna é segura e eficaz contra a doença
Foto: YVES HERMAN/EBC/AB

Moderna entra na terceira fase de testes da vacina contra Covid-19

Pesquisa é apoiada pelo governo norte-americano e realizará testes em 30 mil voluntários que ainda não foram infectados pelo vírus

A empresa norte-americana Moderna anunciou nesta segunda-feira (27) que iniciou a terceira e última fase de testes da vacina contra a Covid-19. A pesquisa é apoiada pelo governo dos Estados Unidos e realizará testes em 30 mil voluntários, que ainda não foram infectados pela doença. 

Cinco pesquisas (Sinovac, Instituto Biológico de Wuhan/Sinopharm (China) e Instituto Biológico de Pequim/Sinopharm, da China; Oxford/AstraZeneca, do Reino Unido e; Moderna/NIAID, dos EUA, estão na última fase de testes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma vacina pode ou não ser licenciada após todas as fases de testes.

A fase de testes da Moderna é a primeira a ser implantada sob uma operação montada pelo governo norte-americano que visa acelerar a fabricação, desenvolvimento e distribuição de tratamentos e vacina contra a Covid-19. O governo apoiou o projeto da empresa com cerca de US$ 1 bilhão.

Leia mais:

Na última terça-feira (14), um estudo publicado pela revista “New England Journal of Medicine” mostrou que a vacina da Moderna é segura e eficaz contra a doença. De acordo com a publicação, 45 voluntários produziram anticorpos e nenhum apresentou efeito colateral grave.

Entretanto, mais da metade dos voluntários relataram fadiga, dor de cabeça, calafrios, dores musculares ou dor no local da injeção. Parte das reclamações vieram de pacientes que tomaram uma maior dose da vacina.

O laboratório está autorizado pelo governo norte-americano a acelerar a pesquisa, mas seguindo todos os padrões de segurança. Por isso, a segunda fase de teste começou antes mesmo dos resultados da primeira terem sido publicados.

Terceira fase

A terceira fase da vacina imunizará 30 mil voluntários dos Estados Unidos, 15 mil deles receberão uma dose 100 microgramas da base e o restante receberá placebo.

Até o momento, não há uma vacina ou tratamento aprovados contra a Covid-19.

 

Comentários

Tops da Gazeta