Publicidade

X

Tecnologia

'Apocalipse da internet' poderá deixar o mundo sem comunicação em 2024, diz cientista

No princípio, o fenômeno iria ocorrer apenas em julho de 2025, mas que, segundo os últimos estudos, isso poderá ocorrer já em 2024

Da Reportagem

Publicado em 14/11/2023 às 19:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Com isso, a internet, rede elétrica, cabos de fibra óptica, sistemas de navegação, equipamentos de comunicação e satélites podem sofrer danos que não devem ser consertados durante meses / Brett Sayles/Pexels

Segundo o professor estadunidense Peter Becker, da Universidade George Mason, em 2024 poderá ocorrer um "apocalipse da internet", devido a uma possível grande tempestade solar que irá afetar o planeta Terra. Com isso, a internet, rede elétrica, cabos de fibra óptica, sistemas de navegação, equipamentos de comunicação e satélites podem sofrer danos que não devem ser consertados durante meses.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia, ele alega que esta é a primeira vez na história que houve uma diferença entre o aumento da atividade solar com a dependência da internet pelo ser humano.

"A Internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa", disse ele, conforme o site Insider Paper.

Becker alega que, no princípio, o fenômeno iria ocorrer apenas em julho de 2025, mas que, segundo os últimos estudos, isso poderá ocorrer já em 2024.

Em seu estudo, ele comenta que a ejeção de massa coronal do Sol por conta da tempestade solar pode se dirigir a outra direção do espaço. Caso venha à Terra "nos dá cerca de 18 a 24 horas de aviso que essas partículas cheguem" ao planeta e "comecem a mexer com o campo magnético".

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

EVENTO EM TABÕAO DA SERRA

15ª Corrida do Trabalhador fecha inscrições no fim de abril em Taboão da Serra

Inscrições ficarão abertas até o dia 28 de abril; corrida acontecerá no dia 1° de maio

ELEIÇÕES 2024

Nunes vence Boulos e Tabata em eventual 2º turno, revela Badra

Pesquisa mostra que atual prefeito venceria tanto Boulos quanto Tabata em um eventual segundo turno na Capital

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter