A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 02 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Acompanhe em tempo real a cobertura das eleições 2024 para a cidade de São Paulo

Capital paulista tem 9.322.444 de eleitores aptos a votar na Capital

Da Reportagem

06/10/2024 às 07:00  atualizado em 06/10/2024 às 21:48

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gazeta faz a cobertura das eleições 2024 em tempo real para a cidade de São Paulo

Gazeta faz a cobertura das eleições 2024 em tempo real para a cidade de São Paulo | Arte Gazeta de S.Paulo

A votação do primeiro turno das eleições terminou às 17h, deste domingo (6/10). A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou que a abstenção neste turno foi de 21,71%. O índice é maior que o de 2016, mas menor que o de 2020, durante a pandemia de Covid-19.

Continua depois da publicidade

Em entrevista coletiva no TSE, Cármen destacou que a abstenção ainda é alta. Ela agradeceu às forças de segurança por garantirem um domingo eleitoral tranquilo.

A ministra informou que a polícia registrou 295 ocorrências e apreendeu R$ 1,7 milhão em dinheiro irregular neste domingo. Durante toda a campanha foram apreendidos mais de R$ 21 milhões. Cármen classificou esses números como "preocupantes".

Após o fechamento das urnas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, declarou que o Judiciário celebra o fato de as eleições ocorrerem sem grandes problemas no país.

Continua depois da publicidade

21h10 - Segundo turno é definido entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), na capital paulista. Pablo Marçal ficou em terceiro lugar, seguidos por Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), respectivamente. A cidade de São Paulo teve a definição para 2° turno mais apertada do País.

19h00 - A apuração de 47,71% das seções registram o candidato Ricardo Nunes (MDB) em primeiro lugar, com 852.759 votos contabilizados, e Guilherme Boulos (PSOL) assume o segundo com 851.043 votos. Pablo Marçal (PRTB), que caiu para terceiro, aparece com 823.304 votos, seguidos por Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), com 285.575 e 54.902 votos, respectivamente.

18h20 - A apuração de 5,31% das seções registram o candidato Ricardo Nunes (MDB) em primeiro lugar, com 95.060  votos contabilizados. Em segundo lugar está Pablo Marçal (PRTB), com 93.737 votos. Guilherme Boulos (PSOL) continua em terceiro com 85.480 votos, seguidos por Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), com 31.032 e 5.807 votos, respectivamente.

Continua depois da publicidade

TSE votaçãoCom 5,72% das seções totalizadas, Ricardo Nunes liderava disputa em São Paulo

17h50 - A apuração de 0, 26% das seções registram o candidato Ricardo Nunes (MDB) em primeiro lugar com 5.100  votos contabilizados, em segundo aparece Pablo Marçal (PRTB) com 4.554  votos, Guilherme Boulos (PSOL) está em terceiro com 4.074 votos, seguidos por Tabata Amaral (PSB) e Datena (PSDB), com 1.584  e 278 votos, respectivamente.

 17h15 - Durante coletiva de imprensa, a ministra Cármen Lúcia avaliou o dia de votação tranquilo, como tinha de ser, dentro da normalidade, com baixa ocorrência de ilícitos eleitorais.

17h - Terminou o horário de votação, mas quem já estava na fila teve o direito de votar após o tempo limite. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, disse que a apuração começou assim que urnas foram fechadas. 

Continua depois da publicidade

16h54 - O empresário Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, votou no Centro Educacional Brandão (CEB), em Moema, na zona sul de São Paulo, às 16h55, cinco minutos antes das urnas fecharem, às 17h.

Marçal veste boné e camiseta com Marçal veste boné e camiseta com “M” estampado para ir votar/Reprodução/TV Globo

16h - Ainda não votou? Fique atento, pois o prazo para exercer o seu direito de voto termina às 17h.

15h20 - Segundo o TRE-SP, mais de 55 mil eleitores tiveram o local de votação alterado. O eleitor com novo endereço não precisa comparecer ao local anterior ou ao cartório eleitoral, podendo se ir diretamente ao novo endereço.

Continua depois da publicidade

14h45 - A Polícia Militar (PM) informou que até às 12h30 deste domingo prendeu 55 pessoas por crime eleitoral de “boca de urna" no estado de São Paulo. Todos os detidos foram levados para delegacias em diversas cidades onde o crime foi cometido.

No total 227 ocorrências foram registradas pela PM até o momento, sendo que 54 delas foram apresentadas em distritos policiais do estado.

14h25 - O candidato à Prefeitura de São Paulo, Ricardo Senese (UP), votou por volta das 13h acompanhado de apoiadores na zona sul de São Paulo.

Continua depois da publicidade

14h10 - A candidata à Prefeitura de São Paulo, Marina Helena (Novo), votou por volta das 11h20 na Escola de Educação Municipal Infantil (Emei) Tide Setubal, no Itaim Bibi, na zona sul da capital paulista, acompanhada de sua filha.

Aos jornalistas que estavam no local, Marina afirma ter a sensação de dever cumprido e que dormirá de consciência limpa com o trabalho feito.

Marina Helena votandoMarina Helena vota na zona sul da capital paulista acompanhada da filha/Reprodução/Instagram

14h - É importante lembrar que podem ocorrer alterações de local ou de seção, mesmo que sempre tenha votado em um mesmo lugar, em razão de eventuais adequações promovidas pelos cartórios eleitorais, fique atento!

Continua depois da publicidade

13h30 - O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou por volta das 12h em uma escola no Jardim Europa, na zona oeste de São Paulo.

Ministro do STF Alexandre de Moraes vota no colégio Madre AlixMinistro Alexandre de Moraes vota na zona oeste de São Paulo/Adriano Vizoni/Folhapress

13h20 - O candidato à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), votou na manhã deste domingo no Colégio Santo Américo, no Jardim Colombo, na zona oeste de São Paulo.

O apresentador afirmou que se arrependeu em levar a campanha eleitoral até o fim. Sem demonstrar esperança com a disputa no segundo turno, ele não deixou claro se continuará no partido tucano após o resultado. Datena ainda brinca sobre esquecer seu número e ter votado em Tabata Amaral (PSB).

Continua depois da publicidade

Datena votandoO apresentador afirmou que se arrependeu em levar a campanha eleitoral até o fim/Roberto Costa/Código 19/Folhapress

13h15 - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aponta que cerca de 270 urnas foram trocadas em São Paulo até as 11h30. A maior parte das trocas foram realizadas no interior de São Paulo, na capital apenas 81 urnas foram trocadas.

13h - O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) votou no Colégio Santo Américo, na Zona Oeste, por volta das 12h.

O vice-presidente acompanhou a candidata Tabata em votação/Reprodução/InstagramO vice-presidente acompanhou a candidata Tabata em votação/Reprodução/Instagram

12h30 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chamou Pablo Marçal (PRTB), candidato à prefeitura de São Paulo, de estelionatário. A declaração foi feita após votar na manhã deste domingo (6/10), em um colégio da zona sul de São Paulo.

12h - No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas. 

Continua depois da publicidade

11h30 - Internautas relatam lentidão no aplicativo e-Título para justificar voto, tanto no sistema iOS quanto no Android, nas redes sociais. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), a causa da instabilidade é o sistema estar congestionado, mas sem registro de erro generalizado. Saiba como justificar o voto.

11h - O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), mudou os planos para este domingo e deixou seu voto para a última hora. 

O empresário havia inicialmente planejado comparecer às 8h em sua seção de votação, uma escola em Moema, na zona sul da Capital. Pouco depois da meia-noite, a assessoria de imprensa de Marçal informou que o candidato só irá votar às 16h, faltando uma hora para o encerramento da votação.

Santinhos jogados no chão no entorno da Unisa, em Santo Amaro. Foto: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
Santinhos jogados no chão no entorno da Unisa, em Santo Amaro. Foto: Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
Situação tranquila para votação da Unisa, na zona sul de São Paulo, na manhã deste domingo. Foto: Thiago Nem/Gazeta de S. Paulo
Situação tranquila para votação da Unisa, na zona sul de São Paulo, na manhã deste domingo. Foto: Thiago Nem/Gazeta de S. Paulo
Nas seções eleitorais é proibido e considerado crime, no dia da eleição, a distribuição de santinhos. Foto: Thiago Nem/Gazeta de S. Paulo
Nas seções eleitorais é proibido e considerado crime, no dia da eleição, a distribuição de santinhos. Foto: Thiago Nem/Gazeta de S. Paulo

10h45 - A candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), votou pela manhã na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Mario Schenberg, na Vila Missionária, na zona sul da capital paulista.  
 

Continua depois da publicidade

Tabata Amaral, candidata à Prefeitura de SP, pelo PSB, vota em São PauloTabata Amaral, candidata à Prefeitura de SP, pelo PSB, vota na zona sul de São Paulo/Reprodução/TV Globo

10h15 -  O atual prefeito de São Paulo,  Ricardo Nunes (MDB), candidato à reeleição, votou na manhã deste domingo na Escola Estadual Dom Duarte Leopoldo e Silva, no bairro do Socorro, na zona sul de São Paulo. 

Nunes estava acompanhado da mulher, Regina Nunes, e do candidato a vice, Mello Araújo (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Tomás Covas, filho de Bruno Covas, que foi prefeito da cidade até 2021.

O candidato à reeleição ao cargo de prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB) vota em São PauloO candidato à reeleição ao cargo de prefeito de SP, Ricardo Nunes (MDB) vota em São Paulo/Reprodução/TV Globo

10h05 - O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), votou, por volta das 9h20, no CEU Hermes Ferreira de Souza, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Acompanhado de sua vice, Marta Suplicy (PT), de sua mulher e filhas, além da ministra Marina Silva.

O candidato foi recebido por apoiadores e agora deve ir ao local de votação de Marta.

Guilherme Boulos (PSOL) candidato à Prefeitura de SP, vota em colégio na zona sul da CapitalGuilherme Boulos (PSOL) candidato à Prefeitura de SP, vota em colégio na zona sul da Capital/Reprodução/TV Globo

10h - A instituição de ensino Mackenzie, no Higienópolis, é o colégio com maior número de eleitores na Capital. Cerca de 23 mil votam no local. A movimentação na escola é tranquila. A Capital possui 11 mil locais de votação em todo o Estado e dois mil somente na capital paulista.

Na Universidade Santo Amaro (Unisa), em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, a situação também é tranquila neste momento. Eleitores notaram muita sujeira de candidatos no chão no entorno da universidade.

9h30 - Se não está na Capital e precisa justificar o voto, a Gazeta separou as informações que você precisa para justificar seu voto. Também é possível justificar o voto de forma online.

Diferente das eleições para presidente e governador, não há a possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais

9h20 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou seu voto às 9h20, deste domingo (6/10), na Escola Estadual João Firmino, bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Lula estava acompanhado do candidato à prefeitura de São Bernardo pelo PT, o deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Na ocasião, o presidente falou à imprensa sobre o pleito eleitoral e expectativas para os resultados.

Lula registrou seu voto em São Bernardo do Campo, às 9h20Lula votou em São Bernardo do Campo, às 9h20/Reprodução/TV Globo

9h - A maioria dos locais de votação no primeiro horário estavam tranquilos, como na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, na zona norte de São Paulo. Segundo um eleitor, a votação foi rápida e sem demoras ou filas. 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, na zona norte de São Paulo, o local de votação estava tranquiloEscola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont, na zona norte de São Paulo, o local de votação estava tranquilo/Reprodução/Gazeta de S. Paulo

8h - Os 9 milhões de moradores de São Paulo escolhem seus representantes neste domingo (6/10) e já começaram a ir aos locais de votação.

Ao todo 106 mil mesários trabalham desde às 8h da manhã. Os eleitores podem votar com um documento com foto, ou com o aplicativo do e-Título, que poderia ser baixado até este sábado (6/10).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados