A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (27/5), ainda em primeira votação, o projeto de lei que declarao Sport Club Corinthians Paulista como patrimônio cultural da Capital. A proposta segue agora para segundo turno e sanção do Executivo.
De autoria da vereadora Keit Lima (PSOL), o PL 944/2025 pretende conceder o título honorífico como forma de reconhecimento simbólico pela trajetória do clube e sua profunda relevância social, cultural e histórica na cidade.
“O Timão sempre foi o time do povo, dos pretos, dos operários e da quebrada. Transformar essa história em patrimônio imaterial é garantir que a cultura, a memória e a identidade da nossa gente sejam respeitadas e protegidas”, afirmou a parlamentar, pelas redes sociais.
Corinthians como patrimônio cultural
“A relevância do clube é tão significativa que ultrapassa o campo de futebol, e se faz presente também na maior festa popular do país, através da escola de samba Gaviões da Fiel, durante o carnaval de São Paulo”, defendeu o texto do projeto.
Segundo o PL, o título é de características honoríficas, sem entrar no patrimônio físico do clube, como estádios, piscinas, ginásios esportivos e sede. “Portanto, sua aprovação dispensa eventuais pareceres do CONPRESP – Conselho
Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo”, informou a vereadora.
Ela própria é torcedora do Corinthians. Já o prefeito Ricardo Nunes, que pode sancionar ou rejeitar o PL, é seguidor do Palmeiras.
