O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (17/8) que o anúncio da Petrobras sobre a descoberta de petróleo no litoral do Amapá representa “soberania nacional” e que não aceitará interferência estrangeira no setor.
“Isso aqui significa soberania nacional. Um país que tem um petróleo dessa qualidade não vai permitir que ninguém meta o dedo nele”, afirmou.
A declaração foi dada durante a visita do presidente ao navio-sonda da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) no município de Oiapoque. Ele esteve acompanhado da presidente da estatal, Magda Chambriard.
“Muita gente queria que eu não declarasse que [a Petrobras] tinha conquistado a licença porque diziam que os europeus iam ficar chateados […]. E eu tomei a decisão de anunciar antes da COP que a gente queria fazer a prospecção aqui. Porque o que estava em jogo eram os interesses do país e da nossa empresa”, completou o presidente.
Petrobras confirma ter encontrado petróleo na costa do Amapá
A Petrobras confirmou nesta segunda, por meio de sua presidente, Magda Chambriard, a descoberta de petróleo no poço Morpho, na bacia da Foz do Amazonas, no litoral do Amapá.
“Ainda precisamos delimitar a descoberta, saber quanto petróleo de fato existe nessa área”, afirmou a mandatária.
A informação foi dada durante uma coletiva de imprensa em Oiapoque (AP) que contou com a presidente presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de outras autoridades do governo.
“Estão previstos mais três poços para perfuração nessa região. Além disso, há outros cinco poços em áreas adjacentes. É esse gigantesco esforço exploratório que vai nos dizer o real potencial da região”, disse Chambriard.
Na sexta-feira (14/8), a empresa havia informado ter encontrado sinal promissor de petróleo na costa do Amapá.

