Renan Santos anunciou nesta terça-feira (25/8) que pretende levar uma vereadora de São Paulo para o governo federal. A declaração ocorreu durante uma entrevista coletiva na capital paulista, após um episódio envolvendo a parlamentar e uma suspeita de tentativa de suborno.
Renan Santos anuncia escolha para eventual governo
Renan Santos, candidato à Presidência pelo Missão, apresentou Amanda Vettorazzo (União-SP) como sua escolha para comandar a Secretaria-Geral da Presidência caso vença a eleição.
Amanda é vereadora de São Paulo e também coordena a campanha presidencial de Renan. A escolha foi apresentada pelo candidato no mesmo contexto em que a vereadora relatou um episódio ocorrido em seu gabinete na Câmara Municipal.
“Esse tipo de negociata que é feita nos gabinetes, essa tentativa de compra e suborno de agentes políticos é regra na maior parte das Câmaras de Vereadores ao redor do Brasil, esse tipo de negociata vagabunda é regra. A gente ter uma vereadora que, diante de um caso desses, tendo ela também sido vítima de tentativa de sequestro, ela teve a coragem de enfrentar alguém que muito provavelmente atua com algum tipo de quadrilha junto é algo muito meritório”, disse Renan.
O que aconteceu no gabinete de Amanda Vettorazzo
Segundo o relato apresentado na coletiva, um empresário teria procurado Amanda para tratar de uma futura contratação de câmeras para a Guarda Civil Metropolitana.
De acordo com informações divulgadas sobre o caso, o homem teria oferecido uma comissão de 5% a 10% sobre um contrato estimado em cerca de R$ 60 milhões.
A proposta também envolveria um pagamento antecipado de R$ 200 mil. Amanda teria registrado a conversa e acionado as autoridades.
A vereadora relatou ainda que deu voz de prisão ao suspeito. Uma agente da Guarda Civil Metropolitana teria auxiliado na contenção do homem até a chegada da Polícia Civil.
O caso foi apresentado durante a entrevista que marcou o anúncio feito por Renan Santos. As circunstâncias relatadas ainda devem ser analisadas pelas autoridades responsáveis pela investigação.
Qual seria a função de Amanda em possível governo de Renan Santos
A Secretaria-Geral da Presidência presta assistência direta ao presidente e atua na articulação com diferentes setores da sociedade. O órgão também participa da coordenação da política de participação social do governo federal.
A estrutura atual da pasta inclui áreas voltadas para participação social, juventude, diálogo social e relações político-sociais. A organização foi reformulada pelo Decreto nº 11.363, de 2023.
A indicação anunciada por Renan Santos representa, portanto, uma promessa para um eventual governo. A nomeação efetiva dependeria da vitória eleitoral e dos atos formais do futuro presidente.
A Constituição Federal estabelece que cabe ao presidente nomear e exonerar ministros de Estado. A atribuição está prevista no artigo 84.
Quem é Amanda Vettorazzo
Amanda Vettorazzo tem 38 anos e nasceu em São Paulo. Ela passou parte da vida nos Estados Unidos e retornou ao Brasil antes de iniciar sua trajetória política.
A vereadora entrou na política defendendo a causa animal e depois passou a integrar o Movimento Brasil Livre (MBL). Ela disputou uma vaga de vereadora em 2020 e concorreu a deputada estadual em 2022.
Nas duas eleições anteriores, Amanda ficou como suplente. Em 2024, conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.
Atualmente, além de integrar o Legislativo paulistano, ela preside a Comissão Extraordinária de Segurança Pública. Também atua como coordenadora da campanha presidencial de Renan Santos.
O anúncio feito nesta terça coloca a vereadora entre os nomes apresentados pelo candidato para uma eventual equipe de governo. A indicação, porém, está condicionada ao resultado das eleições e à decisão formal do presidente eleito.
