Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma das áreas cedidas fica na avenida Faria Lima | Rovena Rosa/Agência Brasil
A Câmara de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (3/9), em segunda e definitiva votação, o projeto que autoriza a venda de uma série de vias da cidade para a iniciativa privada. Foram 29 votos a favor e 11 contrários.
Continua depois da publicidade
O texto vai para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), autor da proposta.
Inicialmente, o projeto previa a venda de uma pequena travessa nos Jardins, na zona oeste da Capital. Na quarta-feira da semana passada (27/8), o texto recebeu três emendas de vereadores para incluir outras vias a serem desincorporadas do uso público.
O projeto aprovado permite a venda ou a concessão de áreas públicas em diferentes regiões da capital paulista, como Faria Lima, Itaim Bibi, Santo Amaro, Vila Leopoldina, Jardim Felicidade, entre outras.
Continua depois da publicidade
Durante a votação na noite desta quarta foram incluídas mais sete emendas de endereços públicos, totalizando 12 endereços.
Veja quais vias devem ser afetadas, conforme o texto original e as emendas:
Segundo a prefeitura, a justificativa é arrecadar recursos para o Fundo de Habitação de Interesse Social. Já críticos apontam a ausência de estudos técnicos e de consulta pública sobre a destinação dos terrenos.
Continua depois da publicidade
“É mais uma iniciativa que não leva em consideração o interesse público, mas sim os interesses de meia dúzia de empresários. O projeto já estava ruim originalmente e ficou ainda pior”, disse Luana Alves (PSOL).
Ela destacou ser um contrassenso a venda ser autorizada na semana em que a CPI da HIS (Comissão Parlamentar de Inquérito da Habitação de Interesse Social) ser iniciada na Câmara.
Outra CPI, do Jardim Pantanal, também começou os trabalhos na Casa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade