O período da menopausa provoca diversas mudanças no organismo feminino. Para mulheres com diabetes, essa fase pode trazer desafios extras no controle da glicemia.
As alterações hormonais alteram o metabolismo e favorecem o acúmulo de gordura abdominal. Esse processo pode aumentar a resistência à insulina e exigir maior atenção ao tratamento.
Resumo da matéria
- Mudanças hormonais podem dificultar o controle do diabetes.
- Sintomas da menopausa podem ser confundidos com alterações glicêmicas.
- Acompanhamento médico ajuda a evitar complicações.
Transição hormonal começa antes da menopausa
A menopausa costuma gerar muitas dúvidas. Quando a mulher tem diabetes, as preocupações aumentam, já que o controle glicêmico pode se tornar mais difícil.
Os primeiros sinais da transição hormonal aparecem por volta dos 40 anos. Essa fase recebe o nome de perimenopausa.
Durante esse período, ocorrem oscilações de estrogênio e progesterona. Essas mudanças afetam diretamente o metabolismo.
A endocrinologista Lenita Zajdenverg, coordenadora do Departamento de Diabetes na Gestação da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica:
“Durante a transição menopausal e todo o climatério ocorre uma mudança na distribuição de gordura corporal, com maior acúmulo na região do abdômen. Isso leva a um aumento da resistência à insulina e pode dificultar o manejo da glicemia”, disse ela.
Sintomas podem confundir o monitoramento
Além das alterações metabólicas, a menopausa provoca sintomas físicos e emocionais que fazem parte dessa etapa da vida. Entre os mais conhecidos estão:
- Fogachos, conhecidos popularmente como calorões;
- Desânimo;
- Ganho de peso;
- Mudanças de humor;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Esquecimentos pontuais;
- Perda de motivação para atividades do dia a dia.
Em mulheres com diabetes, alguns desses sinais podem gerar confusão. O calorão, por exemplo, pode ser confundido com hipoglicemia.
Já a sensação de cansaço ou falta de energia pode ser interpretada como níveis elevados de açúcar no sangue.
Cuidados ajudam a atravessar essa fase
Segundo Lenita, para passar por essa fase com mais tranquilidade, o controle da saúde se torna essencial. Isso inclui:
- Medir a glicemia regularmente;
- Realizar exames laboratoriais de rotina;
- Manter alimentação equilibrada;
- Praticar atividade física;
- Ter acompanhamento ginecológico.
Lapsos de memória também podem surgir
Nessa fase, muitas mulheres relatam esquecimentos pontuais, dificuldade de concentração e sensação de lentidão mental, quadro frequentemente descrito como “nuvem cerebral”.
“A mulher pode esquecer se tomou um medicamento, se aplicou a insulina ou se fez determinada correção. Isso gera ansiedade e culpa”, explica Lenita.
Apesar do incômodo, a especialista tranquiliza as pacientes. “É importante deixar claro que essas mudanças fazem parte dessa fase e tendem a se estabilizar”.
Tratamentos podem ser considerados
O diabetes não impede o tratamento dos sintomas da menopausa. Fogachos, alterações de humor e ressecamento vaginal podem ser tratados para melhorar o bem-estar.
“O uso de hidratantes vaginais ou estrogênio vaginal não é contraindicado para mulheres com diabetes e pode melhorar muito o conforto e a qualidade de vida”, aconselha a endocrinologista.
A terapia hormonal também pode ser considerada, desde que avaliada de forma individual.
A especialista ainda ressalta a importância do trabalho conjunto entre médicos: “O ideal é que ginecologista e endocrinologista conversem entre si. Quando a equipe se alinha, o manejo dos sintomas e do diabetes se torna muito mais eficiente.”,
Perguntas frequentes sobre menopausa
1. Menopausa pode dificultar o controle do diabetes?
Sim. As mudanças hormonais podem aumentar a resistência à insulina e alterar o metabolismo.
2. Quando começam os primeiros sinais da menopausa?
Os primeiros sinais costumam aparecer por volta dos 40 anos, na fase chamada perimenopausa.
3. Calorões podem ser confundidos com hipoglicemia?
Em alguns casos, sim. O calor intenso pode lembrar sintomas de queda do açúcar no sangue.
4. Mulheres com diabetes podem fazer tratamento para menopausa?
Podem, desde que a indicação seja avaliada individualmente pelo médico.
5. O que ajuda a controlar o diabetes nessa fase?
Monitorar a glicemia, manter alimentação equilibrada, praticar atividade física e realizar acompanhamento médico.


