Publicidade

X

Cannabis Medicinal

Remédios à base de cannabis serão distribuídos no Espirito Santo pelo SUS

O projeto havia sido aprovado em 23 de outubro pela Assembleia

Folhapress

Publicado em 23/11/2023 às 15:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o canabidiol não causa os efeitos psicoativos comuns da maconha / Yellow2j

Uma lei aprovada no Espírito Santo possibilita que remédios à base de canabidiol (derivado da maconha) sejam distribuídos de forma gratuita.

Capixabas terão acesso aos medicamentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) daqui 90 dias. O projeto havia sido aprovado em 23 de outubro pela Assembleia. Como não houve manifestação do governador Renato Casagrande (PSB) no prazo de 15 dias sobre a sanção ou veto, é considerada a sanção tácita.

A lei estabelece ainda que o fornecimento dependerá de prescrição médica.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

CANABIDIOL TEM APROVAÇÃO DA ANVISA
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou em 2015 o canabidiol como um medicamento de uso controlado. Na ocasião, a maioria dos membros da diretoria concordou não haver relatos de dependência associados ao uso da substância.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o canabidiol não causa os efeitos psicoativos comuns da maconha. Nos últimos 40 anos, estudos experimentais têm reunido evidências que indicam uma ampla gama de ações farmacológicas na substância. Essas ações têm potencial terapêutico em várias condições clínicas, incluindo epilepsia, esquizofrenia, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, isquemias, diabetes, náuseas, câncer, além de atuar como analgésico e imunossupressor. O canabidiol também mostra benefícios em distúrbios de ansiedade, sono e movimento.
 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mundo

Pesquisa afirma que Trump tem 48% das intenções de voto nos EUA

Os resultados mostram que 48% dos entrevistados afirmaram que votariam em Trump

Esportes

Agora é oficial! Palmeiras recebe documento que garante título mundial

A entidade internacional indicou o título da Copa Rio conquistado em 1951 como a primeira versão do tradicional torneio de clubes

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter