Produzido a partir da fermentação de maçãs e com alta concentração natural de ácido acético, o vinagre de maçã ganhou destaque nos últimos anos por possíveis vantagens para a saúde.
O uso do vinagre de maçã como tônico medicinal é antigo. Hipócrates, considerado o pai da medicina, já o empregava no tratamento de feridas, febres e aftas na Grécia antiga
Um estudo publicado no BMJ Journals investiga se o vinagre de maçã pode realmente ajudar na perda de peso, na diminuição dos níveis de açúcar e na redução de gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides.
Os resultados sugerem que o uso do vinagre pode funcionar, mas não é tão simples quanto parece.
Método de pesquisa
30 voluntários da pesquisa foram divididos aleatoriamente em quatro grupos. Cada um desses grupos ingeriram diariamente 5, 10 ou 15 mL de vinagre de maçã diluído em 250 mL de água, sempre pela manhã e em jejum, por um período de 12 semanas.
O quarto grupo, chamado de grupo controle, recebeu uma bebida placebo, feita com ácido lático adicionado à água, desenvolvida para ter o mesmo gosto e aparência da solução com vinagre.
Resultados impressionantes
Depois de três meses, o uso do vinagre de maçã mostrou uma ligação clara com a redução do peso corporal e do índice de massa corporal (IMC).
Em média, os participantes que consumiram o vinagre nesse período perderam entre 6 e 8 quilos e tiveram uma queda no IMC de 2,7 a 3 pontos, variando conforme a quantidade ingerida. Além disso, houve uma diminuição notável nas medidas da cintura e do quadril.
Os pesquisadores também observaram quedas importantes nos níveis de glicose no sangue, triglicérides e colesterol entre os participantes que consumiram vinagre de maçã.
Já o grupo placebo, que ingeriu água com ácido lático, teve perdas bem menores de peso e IMC, além de não apresentar mudanças relevantes nos níveis de glicose e gorduras no sangue.
Uso com restrições
Apesar dos resultados promissores, é importante ter cautela ao interpretar o estudo. Embora os pesquisadores tenham acompanhado a alimentação e a atividade física dos participantes ao longo do estudo, esses dados não foram incluídos na publicação.
Isso torna difícil avaliar se mudanças na dieta ou nos exercícios influenciaram os resultados. Não há como saber se os participantes modificaram o que comiam ou se passaram a se exercitar mais ou menos durante o período da pesquisa.
O estudo usou um placebo formulado para se parecer e ter o mesmo sabor do vinagre de maçã, com o objetivo de manter os grupos cegos.
No entanto, ainda é possível que os participantes tenham notado alguma diferença entre as bebidas. Além disso, os autores não mencionam se houve desistências ao longo do estudo.
Cuidado com os dentes
Por ser uma substância ácida, o vinagre de maçã levanta preocupações quanto ao desgaste do esmalte dentário, um risco que também se aplica a outras bebidas ácidas, como refrigerantes, suco de laranja e água com limão.
Para reduzir a chance de erosão ácida, dentistas costumam sugerir algumas medidas simples após o consumo dessas bebidas:
- Enxaguar a boca com água da torneira;
- Mascar chiclete sem açúcar para estimular a produção de saliva;
- Evitar escovar os dentes logo após beber, já que o esmalte pode estar temporariamente amolecido;
- Usar um canudo, o que ajuda a diminuir o contato da bebida com os dentes.
