Publicidade

X

Turismo

Castelo construído por ex-engraxate no Litoral vira notícia em jornal americano

Ivanio Batista da Silva, também conhecido como Rei Ivanio I e dono do ponto turístico de Cubatão, conta a história do local nas páginas do Wall Street Journal

Luana Fernandes

Publicado em 02/12/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Reportagem em jornal americano foi publicada na última quinta-feira (30) / Nair Bueno/DL / Reprodução

O castelo situado na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, em Cubatão, agora ganhou fama internacional. O local dos sonhos do empresário Ivanio Batista da Silva virou tema de reportagem do Wall Street Journal, dos Estados Unidos. A jornalista americana Samantha Pearson, que é correspondente do jornal no Brasil, esteve no castelo e contou a história do ex-engraxate que sonhava em ter seu próprio reino.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Dizem que a casa de um homem é o seu castelo, mas esse cara pode ter ido longe demais”, assim intitulou a matéria publicada na edição da última quinta-feira, tanto no jornal impresso quanto no site do portal de notícias. “Um ex-engraxate brasileiro agora se autodenomina Sua Majestade Ivan I de Cubatão e realiza cortejo perto de um manguezal em meio a torres e colunas douradas”, continua Samantha.

Durante a reportagem, a jornalista não só contou sobre as extravagâncias das torres erguidas na cidade do Polo Industrial, mas também arrancou detalhes engraçados da história de Cubatão. Segundo o conhecido Rei Ivanio I, a cidade foi parte importante da história do Brasil, já que D. Pedro I teria passado por ela para declarar a Independência. “Mas o que muita gente não sabe, disse Silva, é que Dom Pedro I teve problemas intestinais horas antes de declarar a independência do país em São Paulo, o que o obrigou a fazer uma rápida parada em Cubatão – relato corroborado por historiadores e pela imprensa local”, conta a repórter. 

Na entrevista, Ivanio fala sobre os novos empreendimentos que está preparando para o castelo, assim como também contou à reportagem do Diário do Litoral: um dragão de 18 metros em cima das torres e um gênio da lâmpada dentro de uma delas. Samantha também conseguiu conversar com a esposa da majestade de Cubatão, Maria Claudete Silva, que acha tudo muito exagerado, mas gosta de ver o marido sossegado admirando sua obra.

A reportagem do Diário do Litoral também já esteve no castelo e conversou com o Rei Ivanio I. O vídeo dessa aventura está em nosso perfil no Youtube. Confira!

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato protesta contra Derrite por exclusão da Polícia Civil de operação em SP

Presidente do sindicato dos delegados disse que decisão de Derrite de dar mais protagonismo à PM em detrimento à Polícia Civil pode 'fragilizar a estrutura policial'

Programa Jovem Aprendiz

Em busca do primeiro emprego? Empresa Raízen está com 240 vagas abertas

Interessados em se candidatar devem ter entre 16 e 21 anos; não é necessário ter experiência prévia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter