Guarujá, no litoral de São Paulo, participará institucionalmente do 2º Black Weekend Náutico, que ocorre na Marina das Astúrias entre esta sexta-feira (28/11) e domingo (30/11) e nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, sempre das 11h às 20h.
A participação integra a estratégia da cidade para ampliar sua presença no setor e atrair novos investimentos para o turismo náutico.
No início deste mês, o Governo de São Paulo homologou e adjudicou, a Parceria Público-Privada (PPP) do Túnel Imerso Santos–Guarujá, confirmando a Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da licitação. O passo também é decisivo e impulsiona ainda mais o litoral paulista.
Durante o evento, o Guarujá vai destacar três projetos considerados fundamentais para impulsionar o segmento na região:
- Rotas Náuticas Turísticas – novos percursos que conectam pontos da costa e incentivam a exploração marítima e esportes aquáticos;
- Implantação e revitalização de píeres públicos – obras que devem ampliar a infraestrutura náutica e qualificar a recepção de embarcações;
- Centro de Visitação Subaquático – projeto inovador que prevê um espaço dedicado à sustentabilidade, com experiências imersivas para apresentar a vida marinha local.
O encontro reúne operadores de turismo, autoridades portuárias, investidores e apaixonados pelo universo marítimo, criando um ambiente favorável para negócios e parcerias. A participação do Guarujá reforça o compromisso do município em consolidar o turismo náutico como um dos motores do desenvolvimento econômico local.
Para Sandra Chiamulera, diretora executiva do Visite Guarujá Convention Bureau, o evento é uma vitrine estratégica.
“O Black Weekend Náutico é uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao mundo o que o Guarujá tem de melhor: localização privilegiada, infraestrutura marítima de qualidade e um ecossistema ideal para o turismo sustentável. Com esses projetos, queremos gerar empregos, fortalecer o comércio local e posicionar a cidade como referência em inovação náutica”, afirma.
