X

ALÉM DO SOL E MAR

Confira a programação de verão de cidades do litoral paulista

Cidades do litoral paulista prometem muito mais do que sol e mar neste verão

Gladys Magalhães

Publicado em 28/12/2023 às 11:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Prefeituras de várias cidades litorâneas investiram em programação diversa para a estação mais quente do ano / Ebson Rai

O verão teve início no dia 22 de dezembro e promete ser um dos mais quentes dos últimos tempos. Para aliviar o calor, nada melhor do que um bom banho de mar, mas quem for às praias do litoral paulista deve encontrar também muita diversão, visto que as prefeituras de várias cidades litorâneas investiram em uma programação diversa para a estação mais quente do ano. A seguir, confira a programação de verão de algumas cidades do litoral de São Paulo. 

Praia de Camburi, em São SebastiãoPraia de Camburi, em São Sebastião - Foto: Marcos Bonello/Divulgação

São Sebastião
Um dos destinos mais disputados do litoral paulista, São Sebastião conta com cerca de 50 praias ao longo de 100 quilômetros de extensão. Para as férias, a cidade preparou o Festival de Verão, que ocorrerá entre os dias 28 de dezembro e 27 de janeiro de 2024.

Leia Também

• Cinco hotéis perfeitos para quem viaja com pets

• Ano Novo: as festas de hotéis e resorts para receber 2024

O evento contará com uma extensa programação de shows, que acontecem no Complexo Turístico da Rua da Praia, no centro histórico da cidade, e na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga. Entre os artistas confirmados estão Thiaguinho, Israel & Rodolffo, Dilsinho, Guilherme & Benuto, Hungria, Turma do Pagode, Biquíni Cavadão, Maneva, Gustavo Mioto e Lexa. Todos os shows são gratuitos e começam a partir das 21h. A programação pode ser consultada em @turismosaosebastiao.

Para além dos shows, a cidade possui ainda diversas atrações para todos os tipos de turistas. Quem gosta de surfar, por exemplo, encontra boas opções para a prática do esporte nas praias de Maresias, Cambury, Boiçucanga, Guaecá e Juquehy.

Já famílias com crianças pequenas devem ficar à vontade nas praias de Cigarras, Arrastão, Praia Preta do centro, Pitangueiras, Barequeçaba, Praia da Baleia, Jureia, Boraceia e Balneário dos Trabalhadores.

Bertioga Bertioga - Foto: Joanderson Santos/Divulgação

Bertioga
Formada por praias, trilhas e cachoeiras, quem for curtir as férias na cidade de Bertioga poderá aproveitar a extensa programação esportiva preparada pelo município.

A Copa Agita Bertioga de Verão acontece entre os dias 02 e 28 de janeiro de 2024, na Praia da Enseada, mais precisamente no Complexo Esportivo Pé N'Areia, e contará com várias atividades esportivas, como beach soccer, volêi de praia, futevôlei, beach tennis e basquete 3X3.

Além das atividades esportivas, Bertioga possui atrações culturais notáveis, a exemplo do Forte São João, considerado a primeira fortaleza do Brasil, e passeios à aldeia indígena.

SantosSantos - Foto: Marcelo Martins/ Divulgação

Santos
A cidade de Santos espera receber mais de 2,8 milhões de visitantes até o fim do verão. Para agradar essa multidão de turistas, a prefeitura do maior município do litoral paulista preparou uma lista variada de atividades.

Entre os dias 06 de janeiro e 13 de fevereiro, por exemplo, serão instaladas tendas na orla das praias do Boqueirão, Gonzaga e Pompeia. Os espaços funcionarão de quarta a domingo, no período da manhã e da noite, e contarão com atrações ligadas à música e dança. Nos finais de semana, também haverá programação cultural no Emissário Submarino, Concha Acústica, Fonte do Sapo, Jardim Botânico e Lagoa da Saudade.

O projeto Verão Criativo é outra atração da cidade durante as férias. Nele, aos finais de semana, haverá feiras de artesanato nas praças Luiz La Scala (Aquário) e Gago Coutinho, ambas na Ponta da Praia; e também na Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra, e Novo Quebra Mar, no José Menino.

Quem for à cidade pode curtir ainda diversos passeios culturais, como o Museu Pelé, o Museu do Café, as visitas monitoradas ao Paço, a linha turística do bonde e o Monte Serrat, ou Morro de São Jerônimo.

Aos turistas acompanhados por pets, vale destacar que os animais são bem-vindos entre o Posto 1 e Emissário Submarino, diariamente, das 6h às 9h e das 16h às 19h.

GuarujáGuarujá - Foto: Diego MArch/Divulgação

Guarujá
Com 27 praias, a cidade do Guarujá é uma das mais visitadas pelos paulistas durante o verão. Pensando em agradar seus visitantes, o município contará, a partir de janeiro, com práticas esportivas e de entretenimento na Arena+ Verão, na praia da Enseada, uma das mais indicadas para quem vai com crianças e idosos.

Já entre as atrações culturais destaca-se o Museu Fortaleza da Barra, que concorre ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo. 

 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ESPECIAL TURISMO

Ilha do Montão do Trigo: Conheça o paraíso do litoral norte

Localizada em São Sebastião, a ilha tem águas cristalinas, muita natureza e uma história de impressionar; saiba mais

Não perca essa oportunidade

Cidade no interior de SP encerra inscrições de novo concurso nesta sexta

Prefeitura Municipal de Jahu têm processo seletivo têm salários que chegam a R$ 6.008,73

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter