Muito além da Festa do Peão de Barretos: 7 cidades da região com praias, festas e parques aquáticos

Aproveite a sua viagem para a Festa do Peão e explore destinos surpreendentes com turismo de aventura, águas termais, museis históricos e praias de água doce

Festa do Peão de Barretos

Viagem para o norte do estado de São Paulo reserva surpresas que vão muito além dos rodeios e dos shows sertanejos/Reprodução/Instagram

A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos atrai multidões todos os anos, geralmente no mês de agosto. Contudo, a viagem para o norte do estado de São Paulo reserva surpresas que vão muito além dos rodeios e dos shows sertanejos.

Continua após a publicidade

Para ajudar você a aproveitar cada segundo do passeio, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) selecionou sete destinos fantásticos na própria região. Confira abaixo mais sobre estes tesouros do interior.

Barretos: tradição country e natureza exuberante

A famosa “Capital Nacional do Rodeio” localiza-se a 424 km da capital paulista. Além de sediar a icônica festa no Parque do Peão como a principal de rodeio do Brasil, a cidade oferece atrações imperdíveis durante todo o ano.

Durante o evento, os turistas podem visitar gratuitamente a Fábrica de Chapéus, que funciona diariamente e revela o processo artesanal de confecção desse acessório country.

Continua após a publicidade

O Memorial do Peão também apresenta a história da festa e a trajetória do grupo Os Independentes.

O estádio do parque, inclusive, exibe um charme especial: o renomado arquiteto Oscar Niemeyer desenhou a arena em formato de ferradura.

Se você busca turismo religioso, a Catedral do Divino Espírito Santo destaca-se com sua arquitetura greco-romana. O Museu Sacro, por sua vez, preserva a memória da igreja e do município.

Continua após a publicidade

Para quem prefere atividades ao ar livre, o Parque dos Lagos (localizado na Avenida Centenário da Abolição, s/nº), que passou por reformas recentes, oferece ciclovias, decks para pedalinhos, playground e áreas de pesca.

Olímpia: capital das águas quentes e do folclore

A apenas 50 km de Barretos e 434 km de São Paulo, Olímpia respira turismo. A estância turística destaca-se mundialmente por abrigar o Thermas dos Laranjais, o parque aquático mais visitado de toda a América Latina. Além disso, os visitantes podem curtir o complexo Hot Beach, o radical Vale dos Dinossauros e um divertido museu de cera.

A cidade também carrega o título oficial de “Capital Nacional do Folclore” e o apelido de “Orlando Brasileira”. Todos os anos, o município promove o Festival do Folclore de Olímpia, um evento gratuito que reúne apresentações culturais de todo o Brasil, como bumba meu boi e folia de reis.

Continua após a publicidade

Por fim, vale a pena visitar o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, que funciona no histórico Palacete Giosué Tonanni (um casarão de 1910 que preserva as características originais).

Bebedouro: relíquias históricas e lazer à beira do lago

O Município de Interesse Turístico (MIT) de Bebedouro fica a 49 km de Barretos e é considerada a mais quente do Estado. O principal ponto de encontro da cidade é o Lago Artificial João Valente Filho, onde os turistas encontram bares, restaurantes e uma pista para caminhadas.

No entanto, o grande destaque local é o Museu de Bebedouro (ou Museu do Automóvel), situado na Praça Santos Dumont, s/nº. O espaço funciona de quinta-feira a domingo, das 9h às 16h30, com ingressos no valor de R$ 10 (estudantes e idosos pagam meia-entrada, e crianças de até 12 anos têm entrada gratuita).

Continua após a publicidade

O museu abriga um acervo incrível de quase 200 peças, que inclui aviões comerciais e de caça, locomotivas, carros de combate e automóveis fabricados entre as décadas de 1900 e 1950.

Dica de ouro: os turistas podem utilizar o 1º Roteiro Digital de Bebedouro escaneando o QR Code disponível na histórica Igreja Matriz de São João Batista (que abriu as portas em 1885 na Praça Barão do Rio Branco) para navegar facilmente pelos pontos turísticos.

Guaíra: natureza assinada por Burle Marx

A apenas 46 km de Barretos, Guaíra encanta quem busca descanso e contato com a natureza. O grande destaque do município é o Parque Ecológico Maracá, uma área verde de quase 50 hectares que exibe o traço inconfundível do paisagista Roberto Burle Marx, que projetou o local em 1984.

Continua após a publicidade

Além disso, a cidade abriga o Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, que cuida de 230 animais e promove a educação ambiental.

No centro histórico, o Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis preserva fotos, documentos e roupas que contam a história da colonização local.

Colina: capital nacional do cavalo

A apenas 17 km de Barretos, o município de Colina atrai os fãs do estilo country. O Museu Municipal do Cavalo, fundado em 2017, explica os motivos que renderam à cidade o título de “Capital Nacional do Cavalo”.

Continua após a publicidade

Outro passeio imperdível e gratuito é o Museu Histórico Municipal, que funciona na preservada estação ferroviária da cidade. No centro, a Igreja Matriz de São José exibe o maior sino do interior paulista.

Antes de ir embora, passe na Casa do Artesão Colinense (localizada na Rua 13 de Maio, 366) para comprar peças exclusivas produzidas pelos talentos locais. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Colômbia: pesca esportiva no Rio Grande

Se você prefere o turismo de aventura, Colômbia representa o destino perfeito a 48 km de Barretos. O imponente Rio Grande atrai pescadores de todo o País atrás de grandes emoções, sempre respeitando as regras de preservação e a piracema.

Continua após a publicidade

A prefeitura inaugurou em julho de 2022 a Orla Municipal, que oferece uma bela estrutura com academia ao ar livre e calçadão para caminhadas.

Não deixe de visitar também a Praça do Mirante/Pedreira, um espaço rústico e arborizado à beira do rio, ideal para observar pássaros e curtir o entardecer.

Guaraci: ‘Terra do Sol’ e o reduto do tucunaré

Por fim, Guaraci encerra o roteiro a 50 km de Barretos. Conhecida em tupi-guarani como “Terra do Sol”, a cidade destaca-se no turismo rural e possui margens banhadas pelo Rio Grande. O local atrai milhares de praticantes de pesca esportiva em busca do tradicional tucunaré.

Continua após a publicidade

No centro urbano, a tradicional Fonte Luminosa e a animada celebração do Encontro da Folia de Reis movimentam a cultura local.

A cidade, que pertenceu a Olímpia até sua emancipação em 1944, originou-se a partir de doações de terras para patrimônios religiosos no início do século 20.