São Paulo tem os primeiros restaurantes com três estrelas Michelin da América Latina; veja quais são e os preços dos menus degustação

Com culinárias autorais e menus sazonais, Evvai e Tuju colocam a capital paulista no topo da gastronomia mundial

Restaurante Evvai (Foto_ Divulgação_Restaurante Evvai)

Reconhecimento histórico do Guia Michelin consagra a excelência, técnica e identidade de dois dos principais restaurantes do País (Foto_ Divulgação_Restaurante Evvai)

A cidade de São Paulo abriga os primeiros restaurantes da América Latina com três estrelas do famoso guia Michelin. Evvai e Tuju alcançaram a pontuação máxima da publicação, reconhecimento dado a casas que mantêm alto nível de qualidade, técnica, identidade e consistência.

Continua após a publicidade

O reconhecimento dos restaurantes aconteceu em abril de 2026, em evento no Rio de Janeiro.

Segundo o Guia Michelin, a avaliação considera cinco critérios universais, entre eles a qualidade dos ingredientes, a harmonia dos sabores, o domínio das técnicas, a personalidade do chef nos pratos e a regularidade da cozinha ao longo do tempo.

Veja também: como o Guia Michelin dá estrelas aos restaurantes

1. Evvai

Comandado pelo chef Luiz Filipe Souza, o Evvai trabalha com uma cozinha autoral inspirada nas raízes italianas e na cultura brasileira. A proposta, chamada de cozinha Oriundi, parte da história da imigração italiana para criar pratos contemporâneos.

Continua após a publicidade

O restaurante funciona com um menu degustação de cerca de 13 etapas, que muda de acordo com as estações. Entre as criações estão a Bomba de vieira, a Moqueca branca com lula e pupunha, massas artesanais e preparos com ingredientes brasileiros, como mandioca, tucupi, açaí e queijo de Marajó.

Além da comida, a experiência inclui ilustrações feitas pelo próprio chef para contextualizar a história dos pratos e opções de harmonização de vinhos e bebidas.

Preço do menu degustação: R$ 1.650 por pessoa.

Continua após a publicidade

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 108, Pinheiros, em São Paulo – SP

2. Tuju

No Tuju, o chef Ivan Ralston desenvolve uma cozinha baseada na sazonalidade e na pesquisa de ingredientes brasileiros, com atenção especial aos produtos de São Paulo. A proposta muda conforme as características de cada estação.

O restaurante ocupa um edifício de três andares no Jardim Paulistano. Os aperitivos começam no térreo. O salão com cozinha aberta fica no segundo piso, e o terceiro andar abriga o bar, onde são servidos infusões, cafés, doces e chocolates.

Continua após a publicidade

Entre os preparos estão tartar de Wagyu, peixe ao tucupi com ora-pro-nóbis, bochechas de porco com mandioca e alcachofra de Jerusalém com queijo Tulha e trufa.

Preço do menu degustação: R$ 1500 por pessoa.

Endereço: R. Frei Galvão, 135 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP

Continua após a publicidade

Orgulho para a cidade

Ambos os restaurantes marcaram presença no 1º Fórum de Enoturismo e Gastronomia das Américas, que aconteceu na capital paulista, nesta quinta-feira (14/8). O Evvai foi representado pelo chef Luiz Filipe Souza. Helena Guimarães, gerente de Pesquisa e Comunicação do Tuju, também participou do evento.

O fórum reuniu representantes do turismo de diferentes países do continente, incluindo ministros, secretários, entidades e organizações privadas.

“Quando nós reconhecemos esses restaurantes, isso não é só uma vitória para o restaurante, não é só uma vitória para a cidade de São Paulo, ou para o Brasil, ou para as Américas. Isso é uma vitória para a gastronomia como um todo”, disse o secretário municipal de Turismo de São Paulo, Gustavo Lopes de Souza, na ocasião.

“É um motivo de orgulho porque coloca a nossa gastronomia em um lugar de destaque”, acrescentou.