Publicidade

X

NO SALÃO DE MILÃO

KTM apresenta linha 2024 da 990 Duke no Salão de Milão

A KTM 990 Duke visa o segmento de motos naked de mil cilindradas

Edmundo Dantas - AutoMotrix

Publicado em 17/11/2023 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O "powertrain" bicilíndrico paralelo da 990 Duke produz 124,7 cavalos e 10,5 kgfm / Divulgação

A KTM Duke comemora em 2024 seus 30 anos de lançamento e a festa começou com a apresentação da linha 2024 da 990 Duke no EICMA, o Salão de Milão, na Itália, que ocorreu entre 9 e 12 de novembro. Em sua busca para ser uma naked mais focada no desempenho, a 990 Duke se propõe a atender a todos os requisitos mecânicos do segmento, caracterizado por modelos que exibem seus motores sem carenagens não apenas como um recurso de estilo, mas para garantir melhores performances pelo baixo peso. Ao mesmo tempo, o modelo da marca austríaca implanta um estilo totalmente novo. Na Inglaterra, a moto será lançada por 12.999 libras esterlinas, o equivalente a cerca de R$ 78 mil, com disponibilidade a partir de janeiro. Não há previsão sobre a chegada da KTM 990 Duke 2024 ao Brasil. 

A KTM 990 Duke deixa suas intenções perfeitamente claras. Além de um motor bastante potente, um chassi totalmente novo e um design de braço oscilante a aproxima de motocicletas de maior capacidade, tanto em cilindrada quanto em proporções. A potência é controlada por uma versão atualizada do motor LC8c, derivado do usado na 890 Duke R, aumentado para 947 cc. O “powertrain” bicilíndrico paralelo da 990 Duke recebe novos pistões, virabrequim e biela, produzindo 124,7 cavalos e 10,5 kgfm, com peso total da motocicleta de 179 quilos. O design é aprimorado por duas opções de cores em Preto e Electronic Orange – esta desenvolvida especificamente para comemorar os 30 anos da Duke.

O design adota um estilo minimalista, com um farol de leds como destaque. Construído a partir de uma mistura de materiais, o conjunto óptico garante estabilidade de iluminação em todas as condições de estrada. As luzes de posição e de circulação diurna estão localizadas no perfil do farol, que se ajusta automaticamente em intensidade de acordo com as condições de iluminação ambiente, graças a um sensor integrado ao painel. A KTM 990 Duke está equipada ainda com uma função de luz Coming Home como padrão – o farol permanece aceso após moto ser desligada, dando ao piloto alguns segundos de luz para abrir portas ou para melhor visibilidade de sua garagem.

No típico estilo Duke, uma estrutura de treliça rígida e um novo braço oscilante se unem para receber componentes da suspensão WP Apex ajustáveis, associado aos pneus Bridgestone S22 testados em competição. A suspensão de 43 milímetros pode ser ajustada por meio de cinco estágios no painel, assim como ocorre com o amortecedor traseiro WP Apex Monotube, com possibilidade de ajustes manuais da pré-carga.

O piloto conta com um painel de vidro anti-riscos de 5 polegadas, com todas as informações sobre a moto. Gráficos e estruturas de menu foram projetados para acesso mais rápido e intuitivo aos vários recursos da KTM 990 Duke, incluindo uma nova função que exibe dados de Lean Angle, com o modo “Track” opcional, com cronômetro de volta e estatísticas de telemetria. Uma conexão USB-C foi adicionada para tarefas de carregamento do celular. A moto é equipada com o sistema ABS e o controle de tração em curvas aprimorados por uma plataforma inercial 6D, que monitora constantemente a posição da motocicleta, ajustando o sistema.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CASOS EM ALTA

Dengue: grávidas e bebês podem usar repelentes?

Na busca por proteção, a procura por repelentes aumentou nas farmácias de todo o País; dermatologista orienta sobre o uso

DRAMA ALVINEGRO

Corinthians perde para a Ponte Preta em Itaquera e vê vaga se distanciar

Iago Dias abriu o placar aos cinco minutos para a Ponte Preta; Corinthians finaliza 26 vezes, mas não consegue balançar as redes

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter