Brasileiro morre durante transporte de plataforma da Petrobras

Um brasileiro morreu e outros cinco precisaram de atendimento médico durante o transporte da plataforma P-70, da Petrobras em um estaleiro da China

A Petrobras confirmou o incidente e disse que o cronograma de instalação da unidade não será alterado

A Petrobras confirmou o incidente e disse que o cronograma de instalação da unidade não será alterado | Divulgação

Um brasileiro morreu e outros cinco precisaram de atendimento médico durante o transporte da plataforma P-70, da Petrobras, de um estaleiro da China para a bacia de Santos. Uma fonte próxima ao assunto disse à reportagem do jornal O Estado de S.Paulo que a morte e a internação dos demais funcionários foram causadas pela ingestão de álcool comum com suco de uva.

Continua após a publicidade

Anteriormente, outra fonte havia dito que se tratava de um acidente com a plataforma, o que não se confirmou. Não houve nenhuma explosão ou acidente na unidade.

O transporte da P-70 está sendo feito pela holandesa Boskalis, que ainda não se pronunciou sobre o ocorrido na embarcação que traz a plataforma para o Brasil pelo sistema de dry tow (transporte seco).

É a segunda vez no mundo que está sendo utilizada essa modalidade de transporte, segundo informou a Petrobrás em nota no início de dezembro, quando a P-70 saiu da China em direção ao Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O objetivo de utilizar esse tipo de transporte, segundo a estatal informou na época, é reduzir o tempo para a chegada da unidade ao local de instalação, no caso, uma economia de 40 dias.

A Petrobras confirmou o incidente e disse que o cronograma de instalação da unidade não será alterado.

Dry tow

Continua após a publicidade

Pelo sistema dry tow, ao invés de ser conduzida por rebocadores oceânicos, a unidade é embarcada em um navio semissubmersível para transporte de carga pesada. Ao todo são 78 mil toneladas, o que corresponde ao peso de 220 Boeings 747, milimetricamente acomodadas na embarcação.