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AGÊNCIA NACIONAL DE TURISMO

Embratur aposenta 'Z' de Bolsonaro e volta a escrever Brasil com S

Embratur promoveu uma campanha nesta terça para exaltar que voltou a escrever Brasil no idioma de Machado de Assis: 'S de Sensacional'

Bruno Hoffmann

Publicado em 14/02/2023 às 13:18

Atualizado em 14/02/2023 às 13:47

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Meme usado por uma seguidora para exaltar a mudança promovida pela Embratur / Reprodução

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) voltou a usar nesta terça-feira a marca adotada antes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A entidade também retomou a escrita de Brasil com S.

Em 2019, a agência havia passado a usar o nome do país com Z, em inglês, e o slogan: “Visit and Love Us” (ou “visite e nos ame”).

 

Nesta manhã, a Embratur lançou uma campanha de "tuitaço" – quando se pede para os seguidores tuítarem sobre o mesmo tema –  para celebrar que a marca voltou a ser escrita no idioma de Machado de Assis.

“Daqui a pouco vai acontecer o tuitaço BRASIL COM S! Hoje a gente retoma a nossa querida Marca Brasil e vamos mostrar a importância dessa marca para a imagem do nosso país no exterior!”, escreveu a conta da entidade.

“Somos o BRASIL COM S de Sensacional”, completou, em outro tuíte.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também promoveu a campanha.

“O retorno da Marca Brasil é a valorização do nosso turismo nacional. Parabéns, Embratur. Vamos resgatar a imagem do Brasil no mundo. #BrasilComS”, escreveu ele.

Além da questão do idioma, o lema anterior também foi criticado por uma possível conotação sexual. Em inglês, o verbo "love" significa amar, mas também pode se referir ao ato sexual. Muitos viram um incentivo implícito ao turismo sexual.

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