Publicidade

X

TESTAMOS

Pedimos para o ChatGPT fazer a redação da Fuvest 2023; eis o resultado

Tecnologia tem ganhado notoriedade na internet nos últimos dias pela qualidade (ou não) dos resultados de texto que produz

Joe Silva

Publicado em 03/02/2023 às 19:26

Atualizado em 03/02/2023 às 20:51

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Teste feito no útlimo dia 30 perguntou quem é o atual presidente do Brasil, o ChatGPT respondeu 'Jair Messias Bolsonaro' / MARCELLO CASAL/AGÊNCIA BRASIL

Um sistema que gera textos tem ganhado fama nos últimas semanas pela capacidade de gerar conteúdos de qualidade, ou quase sempre. Conhecida como ChatGPT, a tecnologia vem ameaçado inclusive o Google, que já prepara um sistema similar para não perder sua hegemonia no mercado de buscas.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT, como o próprio nome diz, funciona como um chat, no qual o usuário "conversa" com o programa, fazendo perguntas e obtendo respostas em textos. Em muitos casos, os textos produzidos apresentam boa qualidade. Mas não é sempre assim.

Após instalar o programa, o usuário pode, por exemplo, alterar o idioma com o qual o sistema interage, somente com um comando simples de frase. Imediatamente o usuário recebe uma resposta precisa: "Claro! Eu posso responder em português. Como posso ajudá-lo hoje?". Veja abaixo:

 
ChatGPT teste de redação da FuvestChatGPT responde com naturalidade e precisão. Imagem: Reprodução/Gazeta de S. Paulo
 

Testando a tecnologia

A Gazeta realizou um teste simples com o programa e pediu para que o ChatGPT discorresse sobre o tema cobrado na prova de redação da Fuvest 2023, o vestibular da Universidade de São Paulo, um dos mais disputados do País. O tema era "Refugiados ambientais e vulnerabilidade social".

O sistema trouxe como resultado uma redação não muito longa, mas ainda assim um texto que continha informações sobre o tema. Leia o resultado a seguir:

"Refugiados de impacto ambiental são pessoas que são forçadas a abandonar suas casas comunidades devido a desastres naturais, mudanças climáticas e outrós impactos ambientais adversos. Esses refugiados são considerados uma das populações mais vulneráveis e desprotegidas do mundo, pois muitas vezes não têm direito a proteção ou assistência adequadas. 

A falta de recursos e suporte adequados para refugiados de impacto ambiental pode levar a condições precárias de vida, incluindo falta de acesso a água potável, alimentos e abrigo, bem como riscos para a saúde e segurança 

É importante destacar que os impactos ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são cada vez mais frequentes e intensos, e isso está aumentando o número de refugiados de impacto ambiental em todo o mundo. Além disso, é crucial que sejam tomadas medidas para mitigar esses impactos e proteger as pessoas afetadas, incluindo o fomecimento de assistência humanitária e o reconhecimento dos refugiados de impacto ambiental como uma categoria de refugiados específica"

É possível observar alguns erros como o acento agudo na palavra "outrós", o uso de mais de um substantivo na primeira frase (casas comunidades), falta de crase na expressão "falta de acesso a água potável", e o erro ortográfico na palavra "fomecimento", entre outras falhas.

 

ChatGPT faz redação da FuvestChatGPT faz redação da Fuvest. Imagem: Reprodução/Gazeta de S. Paulo
 

A Gazeta obteve acesso a redação de um dos aprovados em primeira lista do vestibular da Fuvest 2023 (veja abaixo). É possível notar que a principal diferença entre os textos é a argumentação. Os argumentos da redação do vestibulando são fundamentados em dados e fontes citadas, um dos critérios de avaliação da prova da USP.

 

O ChatGPT é bom?

Outros testes recentes feitos com a tecnologia apontam que o sistema ainda precisa de melhorias. 

A Folha de S. Paulo, por exemplo, indagou no último dia 30 quem é o atual presidente do Brasil, o ChatGPT respondeu "Jair Messias Bolsonaro". 

O jornal só conseguiu fazer essa pergunta porque o sistema apresentou a seguinte mensagem de erro: "Nós estamos passando por um tráfego excepcionalmente alto. Por favor, seja paciente enquanto trabalhamos para escalar nossos sistemas". 

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, se pronunciou às 16h26 com desculpas pelos erros no site. Às 16h48, disse ter resolvido o problema. A reportagem, contudo, não conseguiu acessar a atualização às 16h54. 

Pesquisadores que têm testado a plataforma alertam desde o ano passado que o robô comete imprecisões quando solicitado a fazer pesquisas mais complexas. O algoritmo já inventou artigos científicos a partir de misturas de textos existentes. 

"Ele é pré-treinado a partir de um banco de textos rico de exemplos linguísticos e, depois do treino, não faz nenhuma busca a textos internos ou externos [para fazer checagem]", diz o professor de estatística da USP Alexandre Patriota.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Assassinato

VÍDEO: Policial aposentado é morto por criminoso na zona leste de SP

Criminoso estaciona e mata policial aposentado; arma do ex-agente é roubada

CRIMINALIDADE

Polícia Civil fecha empresa que aplicava golpes financeiros no centro de SP

Golpe era através de aplicativos de mensagens; 23 pessoas foram apreendidas na operação

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter