Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: Os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
30/09/2022 às 12:20 atualizado em 30/09/2022 às 14:45
Continua depois da publicidade
Rodrigo Garcia, do PSDB, durante campanha na zona leste de São Paulo | Divulgação
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) enviou um áudio aos seus apoiadores na manhã desta sexta-feira (30) exaltando que há alta possibilidade de ir ao segundo turno, apesar do candidato à reeleição estar na terceira colocação no Datafolha, nove pontos percentuais atrás de Tarcísio de Freitas (PSDB). O líder pelo Datafolha é Fernando Haddad (PT). O tucano se valeu de uma pesquisa do Ipespe contratada pela TV Cultura e divulgada nesta sexta-feira (30) em que aparece com 22% das intenções de voto, dois pontos percentuais atrás de Tarcísio. Ou seja, em situação de empate técnico. "Estou muito feliz, muito animado e confiante de no próximo domingo estar no segundo turno", disse o governador pelo áudio, que a coluna teve acesso. A mensagem animou os militantes. "O nível de conhecimento dele tem aumentado. Ainda tem uma quantidade enorme de indecisos, e é isso que vai fazer a diferença para levar o Rodrigo ao segundo turno", exaltou Fernando Alfredo, presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Ouça:
Doria em silêncio
O ex-governador João Doria (PSDB) não vai dar qualquer entrevista à imprensa até o fim das eleições. A decisão, segundo fontes a esta coluna, é para não prejudicar a candidatura de Garcia ao Governo de São Paulo. Há o entendimento de que um apoio direto do ex-governador seria um impeditivo para levar o atual ao segundo turno. Uma pesquisa do Datafolha de abril mostrou que 66% dos eleitores paulistas não votariam de jeito nenhum em um candidato indicado por Doria.
Continua depois da publicidade
Votação matutina
Contatada pela coluna, as assessorias revelaram que Haddad, Garcia e Tarcísio vão votar neste domingo até as 11h15. Os dois primeiros votarão na capital paulista, enquanto Tarcísio vai cumprir sua obrigação eleitoral em São José dos Campos.
5 mil alvarás para taxistas
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo está definindo as normas para o sorteio de 5 mil alvarás para taxistas na Capital. A Gazeta revelou em primeira mão nesta semana que a gestão municipal havia decidido abrir um sorteio para taxistas, o que não era realizado desde 2015. Os alvarás serão distribuídos da seguinte forma: 1,5 mil para quem tem mais tempo de táxi, 1,5 mil para mulheres, 1,5 mil para quem tem veículos híbridos ou elétrico e 500 para motoristas com deficiência. Em caso de não preenchimento as permissões serão sorteadas para os taxistas em geral.
Hilton x Zambelli
Nesta semana, a candidata a deputada federal Erika Hilton (PSOL) protocolou uma representação no TSE para pedir a suspensão provisória do perfil da candidata Carla Zambelli (PL) pelo Twitter. Segundo Hilton, a bolsonarista publicou um vídeo de 2018 como se fosse deste ano, com garis carregando urnas eletrônicas e dizendo que há irregularidades nas atuais eleições. "Carla Zambelli é uma das principais propagadoras de uma linha política bolsonarista de ataques às eleições e ao TSE, se utilizando de mentiras e fake news. Precisamos de uma resposta enérgica das instituições", afirmou a candidata, que também é vereadora na Capital.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade