Entre em nosso grupo
2
De Olho no Poder: os fatos da política de São Paulo na visão do jornalista Bruno Hoffmann
30/07/2021 às 12:55 atualizado em 30/07/2021 às 13:39
Continua depois da publicidade
Guilherme Boulos e Fernando Haddad | Ricardo Stuckert
Os partidos de esquerda estão confiantes de que terão mais chances de conquistar o Governo de São Paulo em 2022, após três décadas do PSDB no poder – legenda mais identificada ao centro. A tendência é de que o PSOL e o PT lancem candidaturas próprias, com Guilherme Boulos e Fernando Haddad, respectivamente. De acordo com pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, o ex-governador Geraldo Alckmin, hoje no PSDB, lidera a preferência eleitoral no cenário mais provável (com 16%), e é seguido de perto por Boulos (com 14,1%) e Haddad (com 11%). Porém, Alckmin estuda sair do PSDB para se lançar na disputa por outro partido, provavelmente o PSD, e os tucanos irão com o atual vice-governador Rodrigo Garcia para disputar o cargo. “A expectativa é positiva para 2022 em função da divisão interna do PSDB, do Alckmin poder sair para outra sigla. Garcia não aparece bem nas pesquisas”, analisa Douglas Izzo, presidente da CUT-SP. “Hoje, de forma inédita, a esquerda aparece muito bem [para disputar o Governo de São Paulo]”, completa.
Continua depois da publicidade
Mais eleições
Márcio França também aparece bem posicionado na pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa (com 10,6%, na quarta posição da preferência eleitoral), e diz que pretende concorrer ao Governo de São Paulo no próximo ano. Há uma costura política sendo negociada neste momento, porém, para que ele seja vice na chapa de Alckmin. O ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, então se uniria a ambos para ser candidato ao Senado. Questionado pela coluna sobre essa possibilidade, França revelou na manhã de sexta-feira (30): “Alckmin deve sair do PSDB em agosto. Aí conversaremos mais concretamente”.
Parque Augusta
Continua depois da publicidade
O Parque Augusta, no centro da Capital, deverá ser inaugurado apenas em setembro, informou a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Segundo a Pasta, “a nova data acontece pela necessidade de aguardar o recebimento dos materiais para o término da obra, além do andamento do paisagismo, que nessa época de estiagem se torna um serviço mais delicado a ser realizado". A previsão inicial era que a área verde fosse entregue até o fim de 2020.
Fogos de artifício
O governador João Doria (PSDB) sancionou na última quinta-feira (29) a lei que proíbe a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no estado de São Paulo. Fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados. O projeto é de autoria dos deputados estaduais Bruno Ganem (Podemos) e Maria Lúcia Amary (PSDB).
Continua depois da publicidade
Sem multas
Nesta semana também foi sancionada a lei de autoria do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) que proíbe as empresas de telefonia fixa, móvel e de banda larga móvel de cobrarem multa em caso de rescisão por falha na prestação de serviço no estado de São Paulo. A norma entra em vigor no prazo de 60 dias. “É uma vitória de todos os consumidores”, celebrou Jorge Wilson.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade