A Secretaria de Estado do Meio Ambiente iniciou o despejo de mais de 80 famílias de Miracatu, moradoras do bairro Vista Grande, local conhecido como Colinas Verdes. De acordo com informações da Secretaria, as famílias vivem em uma unidade de conservação ambiental (UC). A área está ocupada há mais de 30 anos.
A ação partiu por parte do Governo do Estado, via Secretaria do Meio Ambiente e Procuradoria Geral do Estado, sob a alegação de que as famílias invadiram a unidade de conservação estadual.
De acordo com levantamento realizado junto a Defensoria Pública do Estado o problema é de caráter individual, não houve mobilização das famílias e como não são considerados como moradores tradicionais não poderão receber apoio da defensoria do Estado.
Representantes das famílias alegaram que pediram diversas vezes audiência com a Secretária do Estado do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e que mesmo agora estão solicitando apoio para que o despejo seja suspenso e que sejam abertas negociações com as famílias. A CUT do Vale do Ribeira e o Sindicato da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira estão articulando a defesa das famílias.
Unidades de conservação (UCs) são áreas naturais criadas e protegidas pelo Poder Público municipal, estadual e federal, através da Secretaria do Meio ambiente e da Procuradoria Geral . Todas as unidades de conservação criadas pelo Poder Público são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).
*Matéria prozudida por Suzana Scheibel