Incêndio do norte da Califórnia já é o pior da história do estado

Devido aos fortes ventos que sopram na região, a fumaça se deslocou por centenas de quilômetros e atingiu a Baía de São Francisco (cerca de 280 km ao sudoeste), onde foi declarado o alerta vermelho por causa da má qualidade do ar. Por Agência Brasil

O incêndio que desde a quinta-feira queima o norte da Califórnia e que causou a morte de pelo menos nove pessoas já é considerado o mais destrutivo da história do estado, tendo arrasado mais de 6.500 imóveis e engolido praticamente toda a cidade de Paradise.

Continua após a publicidade

Os serviços de emergência indicaram em entrevista coletiva neste sábado que o Camp Fire acabou com 6.453 casas, 260 edifícios comerciais e 40.500 hectares. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter 20% das chamas até o momento. A maioria dos prédios atingidos está em Paradise, de 26 mil habitantes. Além das nove mortes confirmadas ontem, 35 pessoas continuam desaparecidas no estado.

O trânsito intenso que se formou no momento de saída da cidade fez com que muitas pessoas abandonassem seus carros no meio da estrada e fugissem a pé, o que, por sua vez, congestionou ainda mais as vias de circulação e gerou uma situação caótica.

Devido aos fortes ventos que sopram na região, a fumaça se deslocou por centenas de quilômetros e atingiu a Baía de São Francisco (cerca de 280 km ao sudoeste), onde foi declarado o alerta vermelho por causa da má qualidade do ar.

Continua após a publicidade

Em paralelo ao Camp Fire, outros dois incêndios de menor proporção estão ativos no sul do estado, perto de Los Angeles, sendo o maior deles o Woolsey Fire, que segundo informaram as autoridades neste sábado já arrasou 28 mil hectares.

Dois corpos foram encontrados na cidade de Malibu, mas a Polícia do condado de Los Angeles afirmou em comunicado que “ainda é cedo demais” para determinar se essas pessoas morreram pelo fogo ou por outras circunstâncias.

As chamas destruíram várias casas em Malibu, Calabasas e Thousand Oaks. Ao todo, mais de 250 mil casas tiveram que ser esvaziadas na Califórnia, entre elas as de famosos como Lady Gaga, Kim Kardashian e Cher.

Continua após a publicidade

Mais cedo, o presidente americano, Donald Trump, culpou às autoridades californianas pela “má gestão” florestal e ameaçou cancelar futuras ajudas federais.

“Não há razão para esses incêndios florestais enormes, mortais e onerosos na Califórnia, exceto pelo fato de a gestão florestal ser tão pobre. Bilhões de dólares são dados todos os anos e tantas vidas foram perdidas, tudo por causa da má administração das florestas. Ou se remedia agora ou não haverá mais pagamentos federais!”, afirmou Trump no Twitter.

Ontem, o presidente aprovou uma declaração de emergência para o estado, que oferece às regiões afetadas ajuda e suporte aéreo, mas afirmou que poderia não voltar a fazer isso futuramente.

Continua após a publicidade

Os três incêndios se propagaram com muita rapidez por conta da baixa umidade e dos ventos fortes, que conhecidos como Ventos de Santa Ana, se originam no interior da Califórnia e são extremamente secos.