A sexta edição anual do Anatolian International Olive Oil Competition, concurso internacional aconteceu no fim de abril na Turquia, premiou 11 azeites brasileiros com medalhas de ouro ou de prata.
Um deles, o Signature, da Estância das Oliveiras, no Rio Grande do Sul, aparece na lista “Best in Class”, maior prêmio da competição.
Os 18 jurados analisaram às cegas amostras azeites extravirgens e azeites de oliva aromatizados feitos com azeitonas colhidas na temporada 2024-2025 em países diferentes.
Brasileiros de destaque
O rótulo Signature se trata de um azeite do tipo blend, o que significa que é obtidos pelas combinações da extração de azeitonas diferentes. Neste caso, as azeitonas combinadas foram Coratina, Picual e Koroneiki.
A Estância ainda levou medalhas de ouro e de prata com outros tipos de azeite.
Duas fabricantes de Santo Antônio do Pinhal, no interior de São Paulo – a Vinícola Essenza e as Fazendas do Azeite Sabiá –. também foram premiadas com medalhas de ouro e de prata na competição mundial.
