A 22ª edição da campanha “Bombeiro Bom”, promovida pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo, começa nesta terça-feira (2/7) no Posto Clínicas, na capital paulista.
A iniciativa homenageia o Dia do Bombeiro e busca incentivar doações no inverno e nas férias, período em que os estoques de sangue podem cair até 30%.
Quem quiser doar pode ir ao hemocentro mais próximo e pode localizá-lo por meio do aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Para participar da campanha nos postos de coleta da Pró-Sangue, basta avisar no momento do cadastro presencial que está doando em nome da campanha “Bombeiro Sangue Bom”.
Requisitos para doação
Para doar sangue é necessário seguir alguns requisitos:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter usado bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar três horas;
- Não é necessário estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos;
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar seis meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabete, deverá estar controlada e não usar insulina;
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
