Capital deve ter temperatura elevada até quinta-feira

Termômetros devem atingir 35ºC na cidade de São Paulo e chegar a 38ºC no interior; umidade do ar ficará em torno de 20%

Na tarde de ontem, a temperatura chegou a 32ºC em alguns pontos da cidade de São Paulo

Na tarde de ontem, a temperatura chegou a 32ºC em alguns pontos da cidade de São Paulo | /Andre Pera/Thenews2/Folhapress

As altas temperaturas do fim de semana devem permanecer ao menos até quinta-feira, 12, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na tarde de ontem, a máxima chegou a 34ºC em alguns pontos da cidade de São Paulo, mesma temperatura que pode ser alcançada na terça, 10. Para quarta e quinta, 11 e 12, as máximas devem ser de 34ºC e 35ºC, respectivamente.

Continua após a publicidade

“A umidade mínima chega a ficar abaixo de 20% no interior e em torno desse valor na capital”, informa o instituto. Segundo Franco Nadal Villela, meteorologista do Inmet, a causa das altas temperaturas é uma alta pressão atmosférica que vai atingir não só a superfície, mas outras camadas da atmosfera.

Continua após a publicidade

“É normal acontecer altas pressões, mas está mais intenso. Para essa época do ano, as temperaturas estão acima da média no Estado inteiro”, afirma Villela.

Continua após a publicidade

Na capital paulista, as mínimas devem variar entre 17ºC e 21ºC ao longo da semana. As regiões de Araçatuba e Ribeirão Preto e de Presidente Prudente, Marília e Assis, no interior paulista, devem registrar 38ºC e umidade do ar de 15% nesta segunda-feira. Já na região de Bauru, Araraquara e Piracicaba, as máximas vão ser de 37ºC. A umidade do ar prevista é de 20%. Na região de Campinas, a mínima será de 18°C e a máxima, de 35°C.

Continua após a publicidade

Nesta terça, os ventos se intensificam e há risco maior de propagação de incêndios, segundo o Inmet. Na noite desta segunda, de acordo com Villela, está prevista a formação de um ciclone extratropical nas águas do Rio Grande do Sul e do Uruguai. “Vai formar uma frente fria, mas, por causa da alta pressão, ela não vai avançar pelo Sudeste. Vai ficar bloqueada. Poderá ser sentida no Vale do Ribeira e no litoral sul do estado de São Paulo.”(EC)