Após alguns dias de frio intenso, os moradores de São Paulo já podem se preparar para uma nova onda de calor. Uma forte massa de ar quente irá atingir todo o País e deve elevar as temperaturas.
O ar quente e seco vai ganhar mais força a partir deste sábado (17/8). A projeção é que o clima quente siga até o dia 22 de agosto em todo o País.
Massa quente é impulsionada por alta pressão
Essa massa de ar quente está sendo impulsionada pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes. Especialistas dizem que o fenômeno deixará o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.
A umidade relativa do ar deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.
Temperatura elevada no fim de semana em SP
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a expectativa é de um fim de semana com predomínio de sol e temperaturas acima da média para o mês de agosto. Entre sábado e domingo deverá ter máximas que chegam aos 30°C.
Gangorra no clima
A cidade de São Paulo registrou 6,8°C no último domingo (11), segundo o CGE. Essa é considerada a menor temperatura desde 2022, quando os termômetros tiveram a mesma temperatura mínima.
Isso só foi possível graças a um ciclone extratropical em alto mar, que trouxe uma massa de ar polar sobre o centro-sul do Brasil.
